Handebol historias e regras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História

Talvez fosse equivocado dizer que o handebol foi inventado. Pois não se encontra um momento especifico de criação, como por exemplo, o basquete. O mais correto é falar que foi uma série de influências de jogos de equipe em que a bola passava de mão em mão até encontrar o gol.

Historiadores ressaltam que viria ser o handebol, desde o jogo grego conhecido como urânia e citado nafabulosa Odisseia, de Homero, até atividades recreativas praticadas na França, entre Idade Média e Renascimento, onde se destaca François Rebelais.

Não citado o haandbold, do dinamarquês Holger Nielson; o hazena, popular entre os tchecos, e o El balón do uruguaio Gulaberto Valetta.

Antes de tornar-se a modalidade em que conhecemos, o handebol era raftball na Alemanha. Foi também o torball, naépoca da Segunda Guerra Mundial, onde era diversão para mulheres, importante ressaltar o professor Max Heise.
O esporte era formado com duas equipes de 11 atletas. Logo após a Guerra, os homens aderiram o esporte, e foi ai que o triball teve um “upgrade” e tornou- se handebol, pelo professor alemão Karl Schellens, que oficializou regras. Com isso o handebol se expandiu para outros países como:Austrália e Suíça.

O handebol mal tinha surgido oficialmente e já teve que sofrer algumas mudanças, como por exemplo, deixar de ser praticado em gramados para passar a ser praticado em quadras fechadas e com equipes não mais de 11 integrantes e sim de 7 jogadores.

O handebol está no Brasil a menos de cem anos, chegou pelos alemães após a Primeira Guerra Mundial. São Paulo foi o estado que maisaderiu o handebol. Em 1940 surgiu a Federação Paulista de Handebol, (Otto Shemelling). Assim como aconteceu na Europa, aqui também era praticado em campo com 11 jogadores em cada time, logo após algumas competições em campos foi oficializado o handebol “de quadras” ou “de salões” com sete jogadores.

Em 1973 a antiga CBD fez disputar em Niterói o 1º Campeonato Brasileiro
Juvenil para ambos ossexos. No ano seguinte em Fortaleza iniciou-se a competição para adultos. Como também outros estados além de São Paulo passaram a disputar as competições de handebol, em 1980, um ano após a criação da Confederação Brasileira de Handebol, foi disputada a 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, então sede da entidade. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, o Brasilconquistou a medalha de ouro no feminino e no masculino. Em São Paulo, o Handebol é uma das modalidades mais praticadas, principalmente no meio estudantil.
Os campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Handebol, com excelente organização e índice técnico, têm levado grande público aos ginásios, com jogos transmitidos pela ESPN-Brasil para todo o Brasil.

Conheça um pouco as funções de cadajogador:

ARMADOR CENTRAL: Este jogador está no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo e deve saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.

MEIAS/ARMADORES: Geralmente possuem os maisfortes arremessos e são geralmente os mais altos jogadores do time. Entretanto existem excepcionais jogadores que são menores que a média, mas possuem arremessos poderosos e técnica muito apurada. Estes jogadores normalmente são altos e vigorosos, possuidores de grande força no arremesso em suspensão e nos arremessos especiais.

PONTAS: São velozes e ágeis; e devem possuir a capacidade dearremessar em ângulos fechados. Os pontas são jogadores normalmente ligeiros e com corrida rápida, que se encarregam do contra - ataque e da corrida rápida para dentro e para fora da defesa adversária.

PIVÔ: Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, estrategicamente para que ele mesmo possa receber a bola e...
tracking img