Hana arendt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCARTES,
FUNDADOR DA FILOSOFIA MODERNA.

Cap. 3
FILOSOFIA GERAL DE DESCARTES. 3686y200.

 
 
201, Introdução. Depois de colocados os fundamentos gnosiológicos, decorreria uma filosofia cartesiana, que o mesmo fundador não teve oportunidade de desenvolver exaustivamente, dada a interrupção súbita de sua vida aos 54 anos.
Em parte, contudo, esta filosofia foi exposta pelo mesmoDescartes, como ainda pelos seus discípulos imediatos. Destes, uns o seguiram exatamente, outros, tomando-lhe o espírito, o desenvolveram com variantes.
O tema desenvolvido com maior vastidão por Descartes foi o da filosofia geral. Em princípio, a filosofia geral começa com a gnosiologia, mas se diz sobretudo da ontologia, onde ingressamos agora.
Trata a ontologia do ser em si mesmo, enquanto agnosiologia apenas o abordava enquanto se apresenta. Uma vez posto, trata-se de examiná-lo em si mesmo, e com todos os detalhe.
Quando uma ontologia introduz na explicação geral de todas as coisas a existência de um Deus, ela se alonga. Então didaticamente esta parte ganha um destaque didático maior, inclusive nome, como teologia natural, ou teologia filosófica, ou ainda teodicéia. Assim acontece,que a filosofia geral de Descartes poderá ser exposta em dois artigos distintos:
* A ontologia cartesiana (vd 3686y202);
* Deus no cartesianismo (vd 3686y2 ).
 
Quanto à terminologia, ao tempo de Descartes ainda não se conheciam os termos gnosiologia, ontologia e teodicéia. Com estes nomes se passou a oferecer disciplinas claramente distintas, ainda que em conjunto constituam a ciênciaúnica do ser geral, denominada por isso filosofia geral, ou simplesmente metafísica.

Art. 1o. A ONTOLOGIA CARTESIANA. 3686y204.

 
 
205. Na área da ontologia, Descartes desenvolveu a doutrina pela qual divide as coisas em substâncias, atributos e acidentes (ou modos).
Distribui também os seres substanciais em: Deus, alma e corpo.
I – Substância no cartesianismo. 3686y206.
 
207.Substância, em Descartes, é uma noção abstrata. Dentre todos os atributos de um ser concreto, a substância é o atributo fundamental e apenas nisto se diferencia das coisas não fundamentais.
Entre o atributo fundamental e a substância não há distinção senão de razão.
Diretamente, o que se conhece é o atributo. A substância não é idéia inata. O pensamento e a extensão, enquanto atributos, se fazemconhecer com anterioridade; sob outra perspectiva, enquanto estes atributos forem considerados fundamentais, isto é, irredutíveis a outros mais fundamentais, começa-se por se denominar substâncias.
A questão admite uma distinção entre essência e existência. Não é a mesma coisa, - ser fundamental na ordem da essência, e ser fundamental na ordem da existência. Qual, agora, a posição de Descartes,se é que a tinha a este respeito?
 
Perguntou-se a si mesmo, Descartes:
"Que é substância e porque este nome não cabe univocamente a Deus e às criaturas?"
Respondeu:
"Quanto àquelas (noções) que olhamos como coisas ou modos das coisas, vale à pena considerar cada uma em separado. Por substância não podemos entender nenhuma outra coisa senão o que existe de tal maneira que não necessitade nenhuma outra para existir (res, quae jam existit, ut nulla alia re indigeat ad existendum)".
E prosseguiu:
"E na verdade, substância, que não necessite em absoluto de nenhuma outra, só pode conceber-se uma: Deus.
Percebemos, porém, que todas as outras não podem existir sem o concurso de Deus. E por isso o nome de substância não convém a Deus e a elas univocamente, como se usa dizer nasescolas, isto é, não se pode entender distintamente nenhuma significação desse nome que seja comum a Deus e às criaturas" (Princípios, I, 51).
 
 
208. A definição aristotélica de substância aponta para o sujeito de inesão, por conseguinte para o fundamento. Seria substância o que inere em um sujeito que lhe é próprio. Coincidindo este sujeito com a própria substância, esta não está em...
tracking img