Hamlet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HAMLET
Hamlet tem fascinado platéias e leitores ao longo de séculos, e a primeira coisa a apontar sobre ele é que ele é enigmático. Há sempre mais para ele do que os outros personagens do podementender, até mesmo os leitores mais cuidadosos e inteligentes saem com a sensação de que eles não sabem tudo o que há para saber sobre este personagem. Hamlet na verdade diz aos outros personagens quenão há mais para ele do que os olhos - em especial, sua mãe, e Rosencrantz e Guildenstern - mas o seu fascínio envolve muito mais do que isso. Quando ele fala, ele soa como se houvesse algo importanteque ele não está a dizer, talvez algo que ele mesmo não tenha conhecimento. A capacidade de escrever solilóquios e diálogos que criam esse efeito é uma das conquistas mais impressionantes deShakespeare.
Um estudante universitário cujos estudos são interrompidos pela morte de seu pai, Hamlet é extremamente filosófico e contemplativo. Ele é particularmente atraído para perguntas difíceis ouquestões que não podem ser respondidas com toda a certeza. Confrontado com evidências de que seu tio matou seu pai, prova que qualquer outro personagem numa peça iria acreditar, Hamlet torna-se obcecado emprovar a culpa do seu tio, antes de tentar agir. O padrão de "além de uma dúvida razoável" é simplesmente inaceitável para ele. Ele é igualmente atormentado com questões sobre a vida após a morte, sobrea sabedoria do suicídio, sobre o que acontece aos órgãos depois de morrerem, a lista é extensa.
Mas mesmo que ele seja pensativo ao ponto de obsessão, Hamlet também se comporta de forma precipitadae impulsiva. Quando ele age, é com uma rapidez surpreendente e pouca ou nenhuma premeditação, como quando ele apunhala Polônio através de uma cortina, sem sequer verificar para ver quem ele é. Eleparece ter facilmente passado para o papel de um louco, de se comportar de forma irregular e perturbando os outros personagens com o seu discurso selvagem e insinuações pontiagudos.
Também é...
tracking img