hambiente hospitala

1307 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

TECNICO DE GERÊNCIA EM SAUDE

“PROCESSOS EM SAÚDE”

São Paulo 2014
Grupo 1

Aline Ferreira da Silva

Amanda Almeida de Jesus

Bianca

Edison Francisco Machado

Miriam Alexandra Pereira

Selma de F. Curriel Rado

Taynara

Willian Lerpka

RELAÇÃO INTERPESSOAL NO AMBIENTE HOSPITALAR

1 - O que é e qual a sua definição?

Relação interpessoal

É um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Conjunto de normas comportamentais que orientam a interação entre membros de uma sociedade. Quanto maior a sua capacidade de expor e respeitar as opiniões de terceiros maior será as suas habilidades de relacionamento interpessoal. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, no caso o ambiente hospitalar.
Nos relacionamentos, cada um coloca um pouco de si, mostra seu modo de agir e influencia o outro de forma positiva ou negativa. Auxiliar a pessoa a reorganizar sua existência ao passar pela experiência da doença é papel da equipe de saúde, por meio da percepção, presença, compromisso, solidariedade e, principalmente, de interações humanas.
Do ponto de vista da prática profissional de saúde, mostra a necessidade de se assumir uma postura em que, além dos aspectos biológicos, levem-se em conta os elementos de ordem psicossocial.
Os profissionais de saúde utilizam, frequentemente, as relações interpessoais como instrumento de trabalho e são particularmente exigidos a desenvolver habilidades sociais para subsidiar esses processos de interação.
Para desenvolver-se integralmente, o ser humano necessita do meio social, sendo fundamental para essa inserção o desenvolvimento das habilidades que permitem o estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e efetivas. Para a determinação das

Relacionados