Haletos organicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Haletos Orgânicos

Os haletos orgânicos são aqueles compostos que derivam de hidrocarbonetos, pela substituição de um ou mais hidrogênios na molécula por átomos dehalogênios, que são os elementos da família 17 da Tabela Periódica.
Esse grupo de compostos, principalmente os organoclorados, é muito comentado hoje em dia em razão dos problemasambientais causados por seu uso indiscriminado, na maioria das vezes em inseticidas, como é o caso do DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano). Ele começou a ser utilizado naSegunda Guerra Mundial para eliminar insetos e combater as doenças, além de controlar pestes agrícolas.
No entanto, antes disso, durante a Primeira Guerra Mundial, os haletosorgânicos começaram a ser utilizados para outro fim mais destrutivo em armas químicias. Dois exemplos estão alistados a seguir
Na Química Orgânica, os compostos que apresentamátomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos.
Utilidade
Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gásde refrigeração.
O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico.
O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida.
Oclorofórmio CCl3 foi muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico.
Os freons CCl3, CCl2F2 e muitosoutros eram usados como gás de refrigeração. Com o tempo, descobriu-se que prejudicava o meio ambiente, destruindo a camada de ozônio e foi reduzida a sua produção.
O DDTde fórmula C14H9Cl5 era um importante inseticida muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Sua produção foi proibida em vários países devido a sua alta toxicidade.
tracking img