Haiti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

GIOVANNA ALONSO RUA

A GEOPOLÍTICA DO HAITI

SANTOS
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................02

2 HISTÓRICO.........................................................................02

3 ASMILÍCIAS.......................................................................05

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................10

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................12

1. INTRODUÇÃO

O Haiti tem uma história singular. Em 1492, quando Colombo chegou à costa americana, batizou de Isla de Hispaniola o que mais tarde seria dividido entre dois países, República Dominicana e, é claro, o Haiti.Em 1697 passou ao domínio francês onde se desenvolveu uma produção rentável de açúcar, e com isso, o tráfico de escravos. Com diferentes etnias, houve um aumento de relacionamentos inter-raciais onde passou a gerar uma população de mulatos. Em 1789 a escravidão foi abolida e foi deixado ao cargo de governador geral Touissant Louverture, um ex-escravo doméstico, em 1081 a Constituição Haitiana foiredigida, e em 1804 o país se torna independente, sendo assim o segundo país das Américas a tornar-se independente e a primeira república negra do mundo. Na figura abaixo podemos ver a localização do Haiti na América Central:

Figura 1 - Mapa do Haiti. Disponível em http://www.fab.mil.br/portal/hotsites/missaohaiti/imagens/MapaHaiti.gif. Acessado em 27 de maio de 2012.

2. HISTÓRICODevido à sua independência, o Haiti teve que pagar uma indenização à França, o que levou o país a uma enorme decadência econômica, social e política. Com ascensão no cenário mundial, forças intervencionistas vindo dos EUA instauraram um novo governo que aprovou uma nova constituição em 1918 que permitia que estrangeiros pudessem possuir terras haitianas para residência, comércio ou indústria. Oscamponeses que eram contra essa ocupação se reuniram e fizeram A Revolta dos Cacos, que foi reprimido pelo Estado, com apoio dos EUA. Com a retirada dos norte-americanos, houve uma disputa sobre quem ascenderia ao poder. Em meios de eleições e golpe de Estado, François Duvalier, um médico negro, foi eleito.
Duvalier começou cedo na política e construiu uma proximidade com o povo haitiano, devido àsua atuação como médico. Porém, rapidamente criou milícias ilegais e tratou de eliminar quaisquer oposições á ele e ao seu governo. Em 1964 promulgou um texto que lhe garantia poderes vitalícios, e em 1971, antes de sua morte, nomeou seu filho, Jean-Claude Duvalier para sucedê-lo, mas Jean Claude renunciou ao cargo em 1986 e deixou o país.
Depois de uma nova eleição, o ex-padre Jean-BertrandAristide foi eleito. Um não-duvaliersta, contra a corrupção e exploradores estrangeiros, Aristide atraiu a antipatia dos opositores duvalieristas. Mesmo com tantas críticas, Aristide se candidatou à presidência, e novamente foi eleito. Permaneceu no poder por apenas sete meses, mas nesse tempo, tentou implantar reformas estruturais, criou programas de combate à corrupção, tentou separar o exército dapolícia, entre outros.
Em 1996, elegeu seu sucessor, René Preval, que comandou um governo discreto. Em 2001, Aristide foi novamente eleito, dessa vez com 97% dos votos. Os opositores continuaram a atacar a política de Aristide. Ao decidirem marchar até Porto Príncipe, Aristide deixou o país exilando-se na África do Sul.
Em 1993, a ONU se uniu à OEA e pela primeira vez formaram uma missão depaz para adentrar o Haiti. Houve 6 missões no país com o intuito de observar, implementar acordos, criar forças policiais e treiná-las, criar instituições, ajudar a resolver dificuldades, até chegar à MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), com o objetivo de estabilizar o país. A Minustah foi criada em 30/04/2004 com a recomendação de que se estabelecesse uma operação...
tracking img