Haiti livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HAITI LIVRE!
DO ALTO TIETÊ
 
 
Questões:            
  
1)      Qual a relação do jornal (Tropas do Haiti) com o sistema capitalista?
 R:  A relação do comitê é justamente divulgar, denunciare realizar uma campanha pela retirada das tropas brasileiras do Haiti. O jornal enxerga o sistema como um explorador da mão de obra e recursos, impedindo o desenvolvimento da sociedade, apenas porinteresses que beneficiem “o próprio sistema”.

2)Qual a posição do grupo com relação aos haitianos e a empresa?
R: O povo brasileiro acredita que as tropas brasileiras estão nesse país em missãohumanitária, contra a fome e para garantir a segurança contra as gangues de bandidos. Mas a realidade é bem diferente, para as grandes multinacionais e o agronegócio brasileiro, a pobreza haitiana élucrativa, pois explora uma mão-de-obra semi-escrava. A ocupação militar e o plano econômico reduzem o Haiti novamente a uma colônia. O Brasil está ocupando militarmente no Haiti a serviço do governo dosEstados Unidos da América. Seria muito mais difícil para os EUA ocupar o país sem despertar uma reação violenta de seus habitantes. Os brasileiros são admirados pelo futebol e pela identidade nacultura negra e latino-americana.
Com as terras e a mão-de-obra barata do Haiti, o plano envolve o agronegócio brasileiro para responder a parte das necessidades do mercado dos EUA.
Obviamente não seestá pensando na produção de alimentos para suprir a fome do povo haitiano, mas em etanol para abastecer os automóveis norte-americanos.
As tropas brasileiras estão no país para ajudar asmultinacionais, explorar brutalmente essa mão-de-obra barata. O objetivo não é resolver a pobreza, mas produzir para o mercado norte-americano a custos mínimos. Por isso, as empresas pagam salários três vezesmenores que os já baixíssimos do Brasil.
Está em curso a implantação de um plano econômico no Haiti, que inclui 18 zonas francas, com multinacionais produzindo para o mercado norte-americano.
As...
tracking img