Hades e parcas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Também as Parcas eram três: Cloto , Lachesis e Atropos. Sua ocupação insistia em tecer o fio destino humano e, com suas tesouras, cortavam-no, quando muito bem entendiam. Eram filhas de Têmis (aLei), que Jove fez sentar em seu próprio trono, para aconselhá-lo.




[pic]



As deusas davam aos mortais a escolha do bem e do malAcreditava-se que, com seu carro, viesse ao mundo para buscar as almas dos mortos. Possuía um capacete que o tornava invisível. Somente Hades tinha o poder de restituir a vida de um homem, porém,utilizou-se desse poder pouquíssimas vezes e, assim mesmo, a pedido da esposa.


Era o deus das riquezas porque dominava nas profundezas da terra, de onde mandava prosperidade e fertilidade; eraconsiderado um deus benéfico.


Hades, apelidado de Pluto, é filho de Cronos e de Reia. Ao nascer, foi engolido pelo seu próprio pai e só voltou à luz do dia graças à intervenção de seu irmão Zeus.Por isso, participará em todas as suas lutas vitoriosas.


Hades tem o poder absoluto sobre o mundo inferior e cada um dos seus nomes corresponde a um aspecto desta sua soberania.Etimologicamente, Hades é o Invisível. O seu capacete, sobretudo, tem a propriedade de o esconder de todos os olhares. A este título, ele é o misterioso, terrífico e impiedoso soberano dos Infernos,universalmente odiado.


Em oposição, Pluto é o Opulento. Senhor de uma população que não cessa de crescer, proprietário de todos os despojos dos mortais e ainda dos tesouros escondidos no mundo subterrâneo(particularmente os filões). Por isso ele exerce uma influência benéfica sobre a prosperidade do solo, sendo muitas vezes associado, pelos Gregos, ao culto de sua irmã Deméter.


Hades é invocadoatravés de um ritual que consiste em bater na terra com as mãos ou com vergas. Em sua honra são imolados touros negros ou ovelhas negras, durante a noite.


Indiferente às agitações do céu e da...
tracking img