Habitos bucais em ortodontia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE IGUAÇU
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA

HÁBITOS BUCAIS EM ORTODONTIA

TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE ORTODONTIA II COMO REQUISITO COMPLEMENTAR DA P1
PROFESSORA: HELOÍSA QUEIROZ
ALUNAS: TAIANE VALADARES DEB. RAMOS
MADALENA DA SILVA COSTA


-------------------------------------------------



NOVA IGUAÇU, 2012
SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3


2. DESENVOLVIMENTO _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _5

3. CONCLUSÃO _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 9


4.BIBLIOGRAFIA _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 10


5. CRÉDITOS DE IMAGEM _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 11


7. ANEXOS _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 121. INTRODUÇÃO

Antes de entrar no tema hábitos propriamente ditos, a algumas considerações sobre os impulsos naturais da criança ou instintos. Entre os impulsos o mais importante é o da sucção. Quando lhe é oferecido o seio materno o recém-nascido o apreende e faz sucções mesmo quando ainda não existe leite. Certo número de sucções fornece um volumede leite na boca que desencadeia outro reflexo, o da deglutição, sendo o alimento levado ao estômago; assim ate a criança atingir a sensação de plenitude alimentar.

Outro aspecto que se inicia desde o primeiro instante de vida é a respiração. A mãe deve tomar muito cuidado no momento da amamentação, para que o recém-nascido possa ter a respiração nasal e, ao mesmo tempo, observar a sua posturano berço para que não venha a assumir posições que possam trazer obstáculos a sua função respiratória normal.

Com o crescimento e desenvolvimento da criança, o impulso da sucção aos poucos vai sendo substituído pela apreensão. Neste mesmo período começam a irromper os primeiros dentes decíduos. Vem, então, a necessidade de morder, que também conduz a uma sensação prazerosa. Á medida que adentadura decídua se completa, define-se o padrão mastigatório e inicia-se o aprendizado da palavra.

Neste momento muitas mães lançam mão de recursos artificiais como a mamadeira, que deixa passar um maior fluxo de leite, fazendo com que a criança atinja em apenas alguns minutos a sensação de plenitude alimentar, no entanto não faz sucções suficientes para obter o êxtase emocional, procurando,desta maneira, um substituto que pode ser a chupeta, o dedo, etc. Casos estes impulsos não sejam satisfeitos, a criança buscará os mais variados objetos para morder principalmente roer as unhas, instalando-se o hábito da onicofagia.

O Hábito é o resultado da repetição de um ato com determinado fim, tornando-se com o tempo resistente às mudanças. Os Hábitos bucais deletérios são definidos comopadrões de contração muscular aprendidos de natureza complexa e de caráter inconsciente, que podem atuar como fatores deformadores do crescimento e desenvolvimento ósseo, posições dentárias, no processo respiratório e na fala, sendo, dessa forma, um fator etiológico em potencial das más-oclusões. Estes compreendem: a respiração bucal, as funções anormais da língua durante a deglutição, o hábito de...
tracking img