Habitacao 67 moshe safdie teorico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – Projeto do Espaço Residencial II
SABRINA MARQUES LEANDRA VIDI SUSIN

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

HISTÓRICO
O projeto de Moshe Safdie para o Habitat 67 começou como um projeto de tese na Universidade McGill. Ele foi altamente reconhecido na instituição e foi convocado pelo seu orientador de tese, para desenvolver o plano mestrepara a Expo 67, feira do mundo, que aconteceu em Montreal em 1967. O tema escolhido para a Exposição foi “O Homem e seu mundo”, sendo a habitação um dos enfoques principais. Safdie foi premiado com o projeto, apesar de sua relativa juventude e inexperiência. O Habitat foi construído com o propósito de servir como residência permanente, refletindo a imagem de uma sociedade moderna. Odesenvolvimento foi financiado pelo governo federal que em princípio serviria como um local de residência para as comissões de participantes e num segundo momento seriam vendidas ao público em geral. Explorando o conceito de "cidade dentro da cidade" o Habitat 67 privilegia tanto os espaços da privacidade como os de encontro e passagem, foi um marco da EXPO 67 e é até hoje muito visitado por quem vai aMontreal.

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

IMPLANTAÇÃO
A habitação é localizada uma península a qual aterrada, e leva o nome Citè-du-Havre, na cidade Montreal, no Canadá. em foi de de A vista de dentro dos blocos para fora da habitação se dá para o rio São Lourenço. A topografia do terreno é plana, e a implantação se insere isolada no lote.

IMAGEM 02 Fonte: http://www.space1999.net IMAGEM 01Fonte: http://www.google.com.br/maps

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

IMPLANTAÇÃO – RELAÇÃO COM O ENTORNO
Localizado a margem do Rio São Lourenço, possui linha de ônibus própria. O conjunto fica próximo ao centro, ao porto, ao parque Citè-duHavre, e a 2km da cidade de SaintLambert, Quebeque.

IMAGEM 03 Fonte: http://www.google.com.br/maps

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

ACESSO PEDESTRES EVEICULOS
IMAGEM 04 Fonte: http://google.com.br/maps

IMAGEM 05 Fonte: http://www.archdaily.com.br/23132

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

ACESSO PEDESTRES E VEICULOS
O projeto inclui três núcleos de elevadores, escadas, estacionamento no térreo, uma rua que leva até uma praça e que conecta com outras ruas e passarelas, circulação entre os blocos com cobertura de vidro(Imagem 07)

IMAGEM 08Fonte: http://www.space1999.net

IMAGEM 06 Fonte: http://www.space1999.net

IMAGEM 07 Fonte: http://www.space1999.net

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

LINGUAGEM ARQUITETÔNICA
O HABITAT 67 É UMA CONTRUÇÃO CONTEMPORÂNEA, com expressão arquitetônica brutalista. O Brutalismo foi um movimento arquitetônico internacional ocorrido entre as décadas de 50 e 80 e realizado por modernistas quedefendiam, dentre outros preceitos, a exposição das estruturas nas construções. O Brutalismo produziu em todo o mundo, grande quantidade de construções em concreto estrutural aparente bruto, sendo que o aspecto final das superfícies era definido pela cor natural do concreto. Ainda caracterizavam esta arquitetura, a utilização de elementos pré fabricados em concreto.

IMAGEM 09 Fonte:http://www.archdaily.com.br/23132

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

TIPOLOGIA ARQUITETÔNICA
Tipo de construção: Habitação Multifamiliar Sistemas de Construção: Empilhados, unidades modulares O Habitat 67 é um prédio composto de 158 apartamentos.O prédio não se aparenta com uma torre de
apartamentos. Em vez disso, parece um conjunto de pirâmides, cada uma composta por caixas de concreto encaixadas umas àsoutras. Safdie projetou o Habitat em edifícios capazes de abrigar muita gente em um terreno pequeno – e sem abrir mão de necessidades humanas básicas, como luz, contato com a natureza, convivência com os vizinhos, privacidade.

IMAGEM 10

HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE

IMAGEM 13 Fonte: http://www.archdaily.com.br/23132 IMAGEM 11 Fonte: http://www.archdaily.com.br/23132

IMAGEM 14 Fonte:...
tracking img