Habilidades motoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HABILIDADES MOTORAS

VELOCIDADE

“A velocidade motora resulta da capacidade psíquica, cognitiva, coordenativa e do condicionamento, sujeitas às influências genéticas,do aprendizado,do desenvolvimento sensorial e neuronal,bem como de tendões,músculos e capacidade de mobilização energética.”(Weineck,1999:379)
‘’Entenda-se como velocidade motora como uma qualidade física no movimento humano,capacidade de executar num espaço de tempo mínimo ações motoras sob exigências dadas. (Zaciorsky,1972 apud BARBANTI p.68)
“Velocidade é a capacidade de realizar um movimento no menor espaço de tempo” (Barbanti 1979);
ATIVIDADE REALIZADA: Duro ou mole – A turma se espalhava no espaço destinado, foi escolhido uma dos integrantes para ser o ‘’pegador’’ o mesmo corria atrás das pessoas até conseguirpegá-lo, quando pego o integrante teria que ficar imóvel (duro), até que uma outra pessoa pudesse passar entre suas pernas para que ficasse (mole).

RESISTÊNCIA

Em esporte e nas atividades físicas de modo geral, é a capacidade de sustentar uma dada carga de trabalho ou mais longo tempo possível sem fadiga. É também a capacidade dos seres humanos de resistir á fadiga que ocorre durante umestresse físico até o final da tarefa e em alguns casos até a exaustão’’ (BARBANTI,1979, p.256)
ATIVIDADE REALIZADA: pega- pega – Uma pessoa tinha que correr atrás de outra e pegar, o que era pego tinha que ajudar a correr atrás de outras, e assim em diante.

FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é certamente a qualidade física utilizada pelo maior número de desportos. Pode ser definida como:‘’Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão’’ (DANTAS, Estélio H.M 1998 p.173)
ATIVIDADE REALIZADA: Não teve atividade, foi um alongamento.

FORÇA

‘’É a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um padrãoespecifico de movimento em determinada velocidade especifica’’. (Knuttgen, 1987)
ATIVIDADE REALIZADA: Cabo de guerra sem corda – Formando 2 filas, o primeiro da fila cruzou as mão com o primeiro da outra fila e cada lado puxava, aquele que ultrapassa se a linha do meio, ganhava.

COORDENAÇÃO MOTORA

“A coordenação na atividade motora do ser humano é a harmonização de todos os processos do atomotor, em visto do objetivo e da meta a ser alcançada pela execução de movimentos”. (MEINEL, 1960)
ATIVIDADE REALIZADA: bate bato – foi formado um circulo de pessoas sentadas no chão, às pessoas cruzavam as mãos e de forma coordenada as mãos tinham que ser batidas no chão.

ORIENTAÇÃO ESPACIAL

A noção do espaço é uma noção ambivalente, ao mesmo tempo concreta e abstrata, finita e infinita.Na vida cotidiana utilizamos constantemente os dados sensoriais e perceptivos relativos ao espaço que nos rodeia. Estes dados sensoriais contêm as informações sobre as relações entre os objetos que ocupam o espaço, porém, é nossa atividade perceptiva baseada sobre a experiência do aprendizado a que lhe dá um significado. A organização espacial depende simultaneamente da estrutura de nosso própriocorpo (estrutura anatômica, biomecânica, fisiológica, etc.), da natureza do meio que nos rodeia e de suas características (ROSA NETO, 1996)
A percepção relativa à posição do corpo no espaço e de movimento tem como origem estes diferentes receptores com seus limites funcionais, enquanto que a orientação espacial dos objetos ou dos elementos do meio, necessita mais da visão e audição. Estápraticamente estabelecido que da interação e da integração destas informações internas e externas provem nossa organização espacial (OLIVEIRA, 2001).
ATIVIDADE REALIZADA: Em duplas, um era vendado e o outro dava as coordenadas para o que estava vendado.

ORIENTAÇÃO TEMPORAL

Percebemos o transcurso do tempo a partir das mudanças que se produzem durante um período estabelecido e da sua sucessão...
tracking img