Habilidades dos negociadores, o planejamento da negociação e a ética na negociação

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso: CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Período: 1º Semestre

Conteúdo:Uma reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação, O processo de negociação e as variáveis básicas da negociação.
Habilidades dos negociadores, O planejamento da negociação e a ética nanegociação
Primeiro Desafio (etapa 1)

O que é Negociação?
Negociação é um tema muito importante para as bases de estudo da atualidade, já que negociamos desde a infância, quando trocamos figurinhas nosjogos de bafo, o par ou impar do jogo de futebol, a troca de atividades e atitudes para ganharmos os presentes de natal depois da aprovação no final do ano letivo entre outras formas de negociação quevamos elencando ao longo da nossa vida com os pais e irmãos, negociando nas festas, na faculdade e em muitas outras situações, sejam elas pessoais ou profissionais.
Um negociador possuir um potencialde negociação eficaz e qualitativo, isto é desenvolve técnicas e planejamento observando os elementos fundamentais para estruturar melhor a sua negociação.
Mas o que é negociação? Quais os seuselementos fundamentais? Como é o seu processo?
Segundo Paulo Ricardo Mariotini, 2010, "Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios maisrelevantes em relação ao ponto de vista defendido". Desta forma podemos compreender que nesta visão a negociação é um processo de tomada de decisão entre partes que não participam das mesmas preferências, eassim pela compreensão de negociação as partes deliberam o que cada um deve ofertar e ceder em seus relacionamentos
De acordo com um Projeto intitulado negociação da Universidade de Harvard(Fischer/Ury/Patton): “Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais” (Harvard, University).
O  Institute of...