Habilidades do gestor de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 - Habilidades da Gestão de Projetos

3.1 – Habilidades de um gerente de projeto e líder de equipe definindo os papéis.

O Sucesso de um determinado projeto pode estar diretamente ligado às habilidades do seu Gerente, atuando como um Líder, definindo os papéis para membro da sua equipe.

O gerente de projeto deve ter as seguintes competências, além de liderar o projeto:
-Ter compreensão geralda tecnologia envolvida no projeto;
-Ter habilidades interpessoais que promovam um ambiente cultural para a equipe e para os stakeholders do projeto, de modo a refletir confiança, lealdade, comprometimento e respeito;
-Compreender os processos gerenciais e suas aplicações ao projeto;
-Ter visão do contexto “sistêmico” do projeto;
-Ser capaz de tomar e implementar decisões acerca do projeto;
-Sercapaz de produzir os resultados desejados no projeto.
De forma geral, o gerente de projeto é colocado na literatura como o grande responsável pelos resultados do projeto e, em última análise, pelo seu sucesso. É ele (ou ela) o(a) responsável pela integração das pessoas e de todos os processos que acontecem dentro do projeto. Sua competência em atuar tanto como líder quanto como gerente de projetodepende do seu conhecimento, suas habilidades e suas atitudes pessoais.
Abaixo algumas habilidades e suas respectivas características:
Construção de Equipes: Capacidade de formar e gerenciar equipes de trabalho
Liderança: Capacidade de influenciar a equipe e todos os envolvidos no projeto
Resolução de Conflito: Capacidade de identificar e resolver os conflitos no âmbito do projeto
CompetênciaTécnica: Capacidade de coordenar as ações técnicas do projeto
Planejamento: Capacidade de elaborar planos e executá-los.
Organização: Capacidade de estabelecer os critérios de trabalho no âmbito do projeto
Empreendedor: Capacidade de gerar e gerenciar negócios para o projeto.
Administração: Capacidade de desenvolver técnicas de controle, orçamento, etc.
Suporte Gerencial: Capacidade de gerenciar asinterfaces com todos os envolvidos no Projeto, principalmente com a alta administração.
Alocar Recursos: Capacidade de estabelecer os recursos necessários às várias fases do projeto.
Conclui-se que o gerente de projetos deve estar envolvido em todos os processos de um projeto e deve ser habilidoso o suficiente para que possa controlar cada processo a fim de manter todos sempre dentro do escopo e noprazo para que o objetivo possa ser alcançado com êxito.
Existem diferentes estilos de liderança que podem ser aplicados por um gerente de projetos:

3.1.1 – Líder Autocrático – É um estilo mais antigo de liderar, em que o líder é o responsável pela tomada de decisões de forma isolada, restando aos demais membros da equipe apenas a tarefa de acatar as decisões deste gerente.

3.1.2 – LíderDemocrático – É aquele líder que permite com que a sua equipe participe da tomada das decisões. Isso não diminui a sua importância como gerente do projeto. Pelo contrário, faz com que este tenha que demonstrar um conhecimento mais amplo do seu projeto, sua visão sistêmica facilitará no direcionamento de cada decisão.

3.1.3 – Líder Liberal – Neste estilo de liderança a maior parte das decisões é tomada pelosmembros da equipe, a quem é delegado ampla liberdade de definição de soluções e caminhos a serem adotados.

3.1.4 – Líder Servidor – O Gerente do projeto faz o papel de mentor para os membros da equipe, fornecendo as ferramentas e os recursos necessários para a realização das metas estabelecidas.

3.2 – Habilidades Orgânicas da Administração - Consiste, essencialmente, em definir atividades esuas ligações, de forma a clarificar uma estrutura orgânica capaz de atingir objetivos. O gerente de projetos deve entender como a organização trabalha, e como trabalhar a organização. Essas habilidades são especialmente importantes durante a formação do projeto pela integração de pessoas das diversas áreas em uma efetiva equipe de trabalho. Para esta tarefa é necessário mais do que uma estrutura...
tracking img