Habib's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Habib´s é uma rede de restaurantes fast food bem sucedida e originalmente brasileira. A primeira loja foi fundada em 1988 no bairro da Lapa em São Paulo. A partir daí a evolução da empresa se estende positivamente até os tempos atuais e essa evolução se dá pela forma diferenciada de administrar, pois adotam a estratégia ”low fare, low cost”, que é padronização dos processos e dalinha de produtos, que garante a escala necessária para a obtenção de melhores custos e assegura-se ao cliente o acesso ao mesmo tipo de produtos em qualquer restaurante Habib´s do país.

A empresa tem a seguinte filosofia “Não basta atender o cliente com eficiência e sim surpreendê-lo sempre”, diz Alberto Saraiva, fundador e presidente da empresa. Ao longo dos anos, a rede conquistou umaposição respeitável. Possui mais de 300 lojas distribuídas em todo o país, cerca de 150 milhões de consumidores e 18 mil funcionários diretos.

A combinação preço baixo, qualidade e variedade faz com que o Habib´s se mantenha como a maior rede de fast food árabe do mundo.


Público-alvo e objetivos do composto promocional

O Habib´s possui uma comunicação com o consumidor focada em preço baixocom qualidade e um cardápio variado. Isso faz com que seu público-alvo seja bastante diversificado, porém, de uma camada mais popular.

Atinge crianças, através de promoções como “Kit Habib´s Supersurpresas Superdivertidas”, vendas associadas a entrega de brindes infantis, e, recentemente, a empresa investiu 15 milhões numa parceria com a Disney Marvel, com a criação do sanduíche Vingador. “Oinvestimento foi alto, mas viemos para competir diretamente com outras redes que também comercializam hambúrgueres”, diz Alberto Saraiva.

Estima-se que o público infantil da rede seja de 50 milhões, por isso, o grupo desenvolve ações promocionais focadas em crianças. “Sabemos que as crianças têm um enorme poder de decisão, por isso firmamos a parceria com a Disney, sendo a única da empresaestrangeira no País neste momento”, diz Saraiva.

Atinge também adolescentes, que buscam refeições por um preço acessível por depender de mesada e adultos que procuram alimentação rápida por um bom preço ou happy hour com os amigos. Ações promocionais focadas em preço são a marca registrada da empresa. Em 1999, reforçando o comprometimento do Habib’s com o consumidor através de uma política depreços baixos, deu início à campanha “Nosso preço começa com zero”, destacando três produtos que custam menos de R$ 1,00 (pastel de queijo e de carne, kibe e esfiha de carne e queijo) e desde então, vem mantendo essa conduta de preço baixo com o consumidor. “Nenhuma propaganda nossa sai sem mostrar o preço. O Habib’s fixa sua política de preços e tem orgulho da democrática mistura de classes em seusrestaurantes. Mas não tolera a linha de raciocínio que prega que o que é barato é sempre de qualidade duvidosa. Popular, sim. Popularesco, jamais” - Alberto Saraiva


Características e aplicações dos instrumentos

1.Publicidade: usam a TV, rádio e internet para divulgar suas promoções e atrair o público para o seu ponto de venda. Veicula campanhas na TV sempre informando o preço dos produtos ecom slogan chamativos, como por exemplo, “Voce Feliz” e “Não é promoção, é revolução!”.

2. A empresa também investe no marketing esportivo através do patrocínio do São Paulo Futebol Clube. A parceria permitiu que a marca exibisse sua logomarca nas mangas do uniforme do time, instalasse uma loja no interior do estádio do Morumbi e comercializasse seus produtos durante os jogos.

3.Promoção de vendas: para aumentar as vendas rapidamente, estão sempre renovando as promoções. Por exemplo, a campanha “Nosso preço começa com zero”, destacando três produtos que custam menos que um real. Para atrair o público infantil, fez o “Kit Habib´s Supersurpresas Superdivertidas”. Para atrair o público de casa, fez a promoção “Delivery 28 minutos”, que se o pedido não chegar dentro desse...
tracking img