Habermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As teorias epistemológicas do conhecimento de Habermas se insurgem como contraponto às críticas que a filosofia da modernidade estava sofrendo, por não apresentar possíveis respostas às transições sociais ocorrentes na virada do século XIX para o século XX.
Nesse passo, Habermas desenvolve as suas ideias no inicio do século XX a fim de propor um projeto de racionalidade emancipatória doindividuo. A primeira teoria proposta por ele foi denominada de “teoria do conhecimento”, a qual tenta estabelecer no campo da filosofia a ideia de que o conhecimento é formado/induzido a partir da noção de interesses (interesse prático, interesse técnico e interesse emancipatório), e utiliza-se das teorias propostas por Kant e Marx. Assim sendo, os meio apropriados para a busca pelo conhecimento,partindo da noção de interesse, seriam: o trabalho, a linguagem e a reflexão ou autorreflexão. Todavia, essa teoria recebeu algumas criticas principalmente no sentido de estar intensamente enraizada na ultrapassada teoria da consciência.
Foi a partir da virada linguística que a teoria de Habermas passou de uma filosofia da consciência para uma filosofia da linguagem. Surge então a “teoria darazão comunicativa”. Para o pensador, a filosofia da linguagem não é apenas um veículo transmissor de mensagens, mas sim onde o conhecimento é construído. A linguagem é, portanto, o local onde todas as projeções do cognocentismo se estabelecem.
Habermas leva em consideração a categoria de mundo e a categoria de intersubjetividade; caso contrário o pensamento se torna inviável. Esse mundosó existe porque existe a linguagem, a qual viabiliza toda expressão e cognição de construção de horizontes do sujeito, já que não é por meio da linguagem, mas sim construído na linguagem.
A expressão linguística constrói conhecimento, a expressão ontológica só é possível dentro da linguagem, o pensamento não existe adstrito à linguagem. A ontologia, dentro desse contexto, representa umarelação do sujeito com o mundo, porque, ao contrário da filosofia da consciência, a lógica do indivíduo não seria passível fora do mundo, porque tudo o que se conhece, se conhece no mundo. Toda expressão se da no mundo.
Habermas se lastreia no conceito de mundo de Heidegger, que vai além do código, seria uma posição de “intratranspessoalidade”, onde horizontes congnocentristas se estabeleceriam.O mundo seria uma projeção coletiva de sentidos, horizonte onde os sentidos das coisas seriam construídos por uma projeção da coletividade de sujeitos. Esse mundo só existe porque existe a linguagem, essa que vai disponibilizar a construção das cognições.
De acordo com razão comunicativa estabelecida por Habermas, a ideia de racionalidade deve contemplar a interação intersubjetiva, nãosendo possível haver nenhum outro entendimento fora esse, pois o processo de racionalidade é um processo de compreensão e saberes do indivíduo, o que significa que as categorias éticas não seriam ditadas, mas construídas dentro de um processo histórico a partir de projeções dos indivíduos.
Habermas discute a ideia de divisão do trabalho a partir da teoria da razão comunicativa. Para ele, nassociedades primitivas, é comum comungar das mesmas ideias, pensamentos e estilos de vida, isso decorre da pouca divisão de trabalhos existentes nesse tipo de sociedade. A divisão de trabalho acaba por distanciar os indivíduos, pois nas sociedades mais complexas, com modos de vida distintos, os indivíduos passam a ter horizontes diferentes, o que leva a uma sociedade pulverizada nos seus valores eações.
Diferente da sua primeira teoria, para “teoria da razão comunicativa”, o conhecimento é decorrente de uma ação comunicativa. Habermas diferencia, assim, o agir comunicativo do agir estratégico. Enquanto o primeiro é tido como uma fonte de integração social, voltado para o entendimento mútuo estre os sujeitos participantes do diálogo a partir do uso da linguagem, o segundo visa o...
tracking img