Habermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 BIOGRAFIA E OBRAS

Jurgen Habermas, filósofo alemão contemporâneo, nasceu em 1929 em Dusseldorf. Fez seus estudos universitários em Gottingen, Zurich e Bonn. É o principal estudioso da segunda geração da Escola de Frankfurt, um grupo de filósofos, críticos culturais e cientistas sociais associados com o Instituto de Pesquisa Social, fundado em Frankfurt em 1929. As figuras comumenteassociadas com a escola são Horkheimer, Adorno, Marcuse, Fromm e Habermas.Ele era um estudante de Adorno e se tornou seu assistente em 1956. Ensinou filosofia primeiro em Heidelberg e depois se tornou professor de filosofia e sociologia na Universidade de Frankfurt. Chegou a mudar-se para o instituto Max-Planck em Starnberg em 1972, mas em meados de 1980, retornou a ser professor em Frankfurt, até seaposentar em 1994.
Suas obras abordam temas da epistemologia, da política, da ética e da comunicação. Licenciou-se em 1954, com um trabalho sobre Schelling (1775-1854), intitulado O Absoluto e a História. Entre suas obras principais, encontram-se: Entre a Filosofia e a Ciência - O Marxismo como Crítica (1960); Reflexões Sobre o Conceito de Participação Pública (publicado em 1961, juntamente comtrabalhos de outros autores, com o título geral de O Estudante e a Política); Evolução Estrutural da Vida Pública (1962); onde nessa obra ele analisa a legitimidade da autoridade política, cujo fundamento deve ser a discussão racional e o consenso; Teoria e Práxis (1963);Lógica das Ciências Sociais (1967); Conhecimento e Interesse (1968); Técnica e Ciência como Ideologia (1968); Consciência Moral e AgirComunicativo (1983) e Entre Faticidade e Validade (1994).

2 CONTEXTO HISTÓRICO

Jurgen Habermas nasceu no mesmo ano em que a Universidade de Frankfurt foi fundada, em 1929. Nesse mesmo ano, a Crise de 29 estava modificando economicamente todo o mundo. Em 1939 teve início a Segunda Guerra Mundial, que durou seis anos, acabando finalmente em 1945, com a vitória dos Aliados. Habermas, que éAlemão, sofreu as conseqüências dessa mesma guerra, com as imposições feitas pelos países vencedores.Vivenciou outros fatos históricos, como a Guerra Fria (que foi o conflito entre o capitalismo Americano e o socialismo Soviético), a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental, após a Segunda Guerra, e a sua reunificação em 1989 com a queda do muro de Berlim e mais tarde da União Soviética, entreoutros fatos marcantes do século XX.


3 A ESPECIFICIDADE DO FATO MORAL

A análise de temas éticos e morais ocupa um lugar central no pensamento de Jurgen Habermas. Para compreender a posição de Habermas, no que se refere à reflexão ética e moral, é interessante partir da distinção entre três possíveis usos da razão prática: o uso pragmático, o uso ético e o uso moral.
Antes, porém, énecessário ter claro o que significa razão prática para o autor. Habermas toma este conceito de Kant. A razão prática é a razão humana, a capacidade de pensar e raciocinar enquanto está voltada para o agir. O termo prática tem precisamente este sentido, de mostrar qual o princípio que a orienta. Ao contrário, nossa capacidade de pensar e raciocinar voltada apenas para a atividade intelectual édenominada por Kant de razão teórica.
Segundo Habermas, nossa razão pode voltar-se para o agir de três formas distintas; pode ser usada pelo próprio sujeito segundo cada uma dessas três formas. O que determina a ação, em cada um dos três casos é a motivação mais fundamental ou o interesse que a impulsiona.

1. - O Uso Pragmático da Razão Prática define o agir orientado por fins. Nele, o queimpulsiona e determina a ação é o resultado que o sujeito pretende obter. Os exemplos de Habermas, no texto, são: comprar uma bicicleta ou tirar férias. Para Habermas, quando a razão prática toma esta direção, não se questiona a respeito do conteúdo ético ou moral do agir; o que a motiva é apenas obter determinado resultado - seu princípio é a eficácia. A atitude de quem age desta forma é egocêntrica:...
tracking img