Haaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica José Rodrigues Da Silva

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Componentes: Camila Santos Ferreira Nº: 10
Aline Renata Dultra Nº: 04
Trabalho De Normas II
Ponte Nova – MG
Professora: Raquel Siqueira

Introdução
Os trabalhadores que interagem, direta ou indiretamente, em instalações elétricas e serviços comeletricidade estão expostos a sérios riscos, que podem acarretar desde uma queimadura de 1º grau até a sua morte. No intuito de garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores, o MTE publicou, em 1978, a NR 10 – Segurança em  Instalações e Serviços em Eletricidade.
No entanto, logo surgiu a necessidade de atualização desta Norma, tendo em vista o grande número de acidentes que continuavam a ocorrerdepois de sua publicação, principalmente após a privatização do setor elétrico no país - quando as empresas passaram a terceirizar muitos serviços, contratando trabalhadores que nem sempre possuíam qualificação ou o treinamento adequado. Sem falar das novas tecnologias, materiais e processos que foram surgindo com o passar do tempo.
A nova NR 10 – como ficou conhecida – estabelece as diretrizesbásicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nos seus mais diversos usos e aplicações, bem como todos os trabalhos realizados nas suas proximidades. 
O texto base da Nova NR foi elaborado, em 2001, por  um grupo de EngenheirosEletricistas e de Segurança no Trabalho de diversas instituições governamentais e, posteriormente, apresentado à sociedade para consulta pública. Uma Comissão Tripartite foi responsável por analisar as propostas de alterações e em, 2003 os trabalhos foram, finalmente, concluídos.
O texto atualizado da NR 10, estabelecido pela Portaria nº 598, do MTE,  de 07/12/2004, foi publicado no Diário Oficial daUnião de 08/12/2004 e alterou a redação anterior da Norma.
Com base em meus conhecimentos – adquiridos no curso Técnico em Segurança do Trabalho, no curso básico de aperfeiçoamento na NR 10 e em diversas pesquisas e estudos por mim realizados - decidi reunir em um texto (que irei publicar aqui no blog em etapas), algumas informações que poderão auxiliar na compreensão desta Norma por estudantes,Técnicos de Segurança do Trabalho, empregadores, dirigentes e trabalhadores em geral, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e emprego de medidas preventivas e  de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os envolvidos em atividades nas instalações e serviços com eletricidade.
Obviamente, não pretendo esgotar as possibilidades de interpretação da Norma e nem fornecer “receitas debolo” ao leitor, afinal de contas, há uma infinidade de influências externas e internas que determinam as condições de um ambiente de trabalho (que dirá de toda a diversidade deles), tornando-o único e seria praticamente impossível dar conta de todas elas em um texto.
Caberá a cada interessado, portanto, identificar as características específicas de seu ambiente de trabalho e buscar aplicar a Normada melhor maneira possível, procurando soluções e medidas que garantam a segurança e saúde nesses espaços.

Sumário
INTRODUÇÃO
10.1 - OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE
10.3 - SEGURANÇAS EM PROJETOS
10.4 - SEGURANÇAS NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO.
10.5 - SEGURANÇAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS
10.6 - SEGURANÇAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICASENERGIZADAS
10.7 - TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSÃO (AT)
10.8 - HABILITAÇÕES, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
10.9 - PROTEÇÕES CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO
10.10 - SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA
10.11 - PROCEDIMENTOS DE TRABALHO
10.12 - SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
10.13 – RESPONSABILIDADES
10.14 - DISPOSIÇÕES FINAIS

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM...
tracking img