Hábitos de consumo entre pré-adolescentes e adolescentes com a relação ao uso do celular.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa foi feita com vista a analisar os hábitos de consumo entre pré-adolescentes e adolescentes com a relação ao uso do celular. É notória a grande demanda desse produto dentro da faixa etária estudada, sendo assim de grande valia a análise estabelecida. Além dos hábitos de consumo foram analisados, também, fatores pessoais como: personalidade, necessidade e comportamento.Dentro análise é proposto a busca por informações sobre as ocasiões de consumo, a utilização do produto e seus benefícios.
Com o adendo das inovações tecnológicas, a troca de informações, se torna mais rápida e dinâmica. Com comportamentos moldados pela mídia imediatista, os adolescentes, absorveram de forma integral essas inovações, sendo demanda constituinte desses produtos e serviços.
Como, nosdias vigentes, a informação se caracteriza como aspecto de integração e diferenciação competitiva, o celular, se transforma em ferramenta de primordial utilização, sendo um dos objetos mais consumidos na sociedade, principalmente na faixa etária abordada na pesquisa.
Só que para os que estão começando a entender o mundo de uma forma diferente, o celular, trás mais do que a satisfação danecessidade, é agregado valores comportamentos e personalidades que estão incrustados no modo de vida dos que utilizam o produto.










1. METODOLOGIA
Este trabalho teve um enfoque quantitativo e qualitativo, utilizando-se o método da pesquisa descritiva. Segundo Vieira (2002), pode-se dizer que a pesquisa descritiva está interessada em descobrir e observar fenômenos, procurandodescrevê-los, classificá-los e interpretá-los. Além disso, ela pode se interessar pelas relações entre variáveis e, desta forma, aproximar-se das pesquisas experimentais. A pesquisa descritiva expõe as características de determinada população ou de determinado fenômeno, mas não tem o compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.

1.1. População e Amostra

Apopulação pesquisada foram adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos e proprietários de telefone celular. A amostra da população foi estabelecida de um mínimo de 30 participantes, porém a amostra da pesquisa utilizada, foram de 31 entrevistados.

2. NECESSIDADES
Com a popularização do celular, o seu uso tornou-se uma necessidade como ferramenta de comunicação. Logo, um dosfatores de necessidade de aquisição do aparelho celular está relacionado à comunicação dos adolescentes com a família e, ou, amigos.
No caso do celular, a necessidade de comunicar faz com que os adolescentes adquiram o aparelho para contato constante com seus amigos e familiares. Os jovens aceitam as preocupações dos pais, existindo um elemento de preocupação parental sobre a segurança das suascrianças, o que justificaria aos adolescentes o acesso a um telefone móvel.
A necessidade dos jovens se comunicarem com os familiares e com os amigos, pelo telefone celular, gera uma motivação para a obtenção do celular pelos adolescentes. E esse fator relaciona-se ao fato de os pais ficarem seguros por terem essa forma de estarem sempre em contato com os filhos, ficando assim mais tranqüilosquando os filhos estão fora de casa.
Por tanto, na decisão de compra de um celular a maior parte dos adolescentes entrevistados é influenciada pelo seu grupo de referência primário, ligado também a moda, onde eles vêem as pessoas mais próximas usando o celular e assim, têm o desejo de também o fazerem para não ficarem fora do grupo e da moda.
Da mesma forma como os adolescentes sofrem influência decertos fatores ao comprarem o celular pela primeira vez, estes são influenciados também no processo de troca do antigo aparelho por um novo.
Objetivando identificar os fatores que influenciam os adolescentes entre 12 e 17 anos a trocar o celular antigo por um novo, foi perguntado a eles, o que os levaram a realizar essa troca. Chegando-se a conclusão que o principal agente motivador da troca,...
tracking img