Hábitos alimentares de judeus e muçulmanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1668 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Os hábitos alimentares característicos de cada grupo regional, cultural ou religioso devem ser respeitados. Existem boas práticas nutricionais em cada um deles, e as necessidades alimentares podem ser obtidas em cada um dos diferentes padrões. Devemos enfatizar os traços de cada padrão alimentar, assim como dos métodos de preparo que preservam ao máximo os valoresnutricionais. Embora a escolha dos alimentos e métodos de preparo possam diferir daqueles aos quais estamos acostumados, frequentemente repousam nos Quatro Grupos de Alimentos e provêm nutrientes que vão de encontro às normas estabelecidas (MICHELL, 1978).
Os alimentos e métodos de preparo incomuns devem ser estudados, e seus valores reconhecidos antes de sugerirmos alterações. A família deveser encorajada a continuar com seus próprios métodos de preparo e tempero, quando esses não são compatíveis com a saúde, e então podem ser aos poucos auxiliados a instituir alterações necessárias para corrigir qualquer prática deficiente, caso existam (MITCHELL, 1978).
As dietas devem ser interpretadas pelo paciente ou pela dona-de-casa em termos de hábitos alimentares regionais,culturais ou religiosos. Uma mulher estrangeira ou de diferente parte do país tem poucas chances de entrosamento e, portanto pequena oportunidade de introduzir novos alimentos. As acentuadas melhoras nos lares onde a mãe teve a oportunidade de se ajustar aos costumes e alimentos locais mostram que a instrução, assim como a compreensão, constitui um aspecto importante do trabalho nutricional (MITCHELL,1978).
O conhecimento dessas preferências alimentares pode auxiliar na construção de uma ponte de compreensão entre o nutricionista e a família que necessita de assistência (MITCHELL, 1978).



Judeus

O choque entre os hábitos alimentares dos judeus é influenciado de acordo com o tipo do paciente: se é um ortodoxo, um conservador ou um reformista. As leis que regem a alimentaçãodos judeus, os chamados kashruth, são cumpridos estritamente pelos judeus ortodoxos, nominalmente pelos judeus conservados e muito pouco pelos reformadores. O termo kosher é usado para identificar os alimentos que são adequados, corretos ou de acordo com os kashruth.
Hoje em dia, nos Estados Unidos, famílias judias apresentam hábitos alimentares em consonância com o fato de pertencerem a gruposortodoxos, conservadores e reformadores. Os hábitos alimentares também são influenciados pelo país o qual seus antepassados pertenceram. Assim como pelos regulamentos bíblicos e sabínicos, conhecidos como leis judaicas.
As variações observadas são devidas as diferenças na interpretação da importância dada as leis-nutrição pelas três correntes filosóficas existentes entre os judeus americanoshoje. Os ortodoxos ainda dão grande valor às praticas cerimoniais e tradicionais de sua religião e seguem as leis da nutrição em todas as circunstâncias. Os reformadores dão menos ênfase às regras que consideram puramente cerimoniais e tendem a diminuir a importância depositada nas leis da nutrição. Os conservadores colocam-se entre esses dois grupos e, enquanto teoricamente aderem a elas, algumasvezes estabelecem a destinação entre a observância dessas regras em casa ou fora dela.
Os regulamentos incluem seleção, preparo e apresentação dos alimentos utilizados. A bíblia não apresenta motivos para essas regras, mas os judeus praticantes acreditam que estas, conhecidas como kashruth, existem desde o tempo de Moisés, constituindo em meio de alta purificação e um modo de servir ao seu Deus.Embora muitas razões éticas e higiênicas tenham sido alegadas para justificar tais regras, os fatores espirituais de santificações a autodisciplina constituem as motivações primárias para os adeptos.

Hábitos Alimentares (Alimentos Permitidos e Proibidos)

As leis da dietética judaica restringem o uso das carnes de animais que apresentam pés fendidos e que ruminam capim. Somente o quarto...
tracking img