gyjfgyjg

637 palavras 3 páginas
Ficha 13
A miniaturização dos computadores permitiu a introdução dos computadores pessoais que eram máquinas programáveis suficientemente pequenas e baratas para serem adquiridas e utilizadas por qualquer pessoal, a Apple II. Um facto importante para o sucesso desse computador foi a invenção da folha de cálculo eletrónica a ideia foi de Dam Bricklin e do programador Bob Frankston. O programa foi comercializado com o nome de VisiCalc.
O primeiro computador pessoal de utilização fácil a ser comercializado foi o LISA, da Apple. O LISA tinha uma interface gráfica (criada a partir de um protótipo de Xerox) com um rato para executar os comandos. Esse computador custava 10 000 dólares. Mais tarde, o LISA foi substituído pelo mais económico Apple Macintosh.
Nos anos 1980, empresas como a Atari e a Commodore produziam computadores de baixo custo para serem usados como PC caseiros. A IBM entrou no mercado com a sua família de computadores pessoais. Com o sucesso dos PC, começou a aparecer todo o tipo de softwares, tal como processadores de texto, folhas de cálculo, base de dados e jogos, e muitos outros.
O universo dos computadores continua em grande expulsão. Redes de computadores, Internet, correio eletrónico, publicação eletrónica, são apenas alguns dos inúmeros campos de aplicação que se desenvolveram nos últimos anos. O avanço da tecnologia permite produzir computadores pessoais cada vez mais potentes e baratos, fazendo prever que, num futuro próximo, mesmo nas sociedades pouco desenvolvidas, os computadores façam parte do quotidiano de toda a gente, tanto na escola, como no trabalho ou em casa.
O que é um computador pessoal
Um computador pessoal vulgarmente conhecido pelo PC (do inglês Personal Computer) é um pequeno computador de baixo preço concebido para utilização individual e constitui uma ferramenta extremamente versátil para utilização pessoal e profissional.
O mundo dos computadores pessoais encontra-se dividido entre os Macintosh da Apple e os PC,

Relacionados