Gxsgshs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS
2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012
Professor (a): Flávio Matias de Araujo

Gabarito: Roteiro de Filosofia – 1ª Recuperação autônoma
_______________________________________________________________________
Questões de 01 a 07;
Referentes à unidade 3 – O Conhecimento;
Capítulo 9 – O que podemos conhecer?


Questão 01:
Quais são as principais característicasdo conhecimento intuitivo?


O conhecimento intuitivo é imediato – alcançado sem intermediários –, um tipo de pensamento direito, um tipo de pensamento inexprimível, uma visão súbita.


Questão 02:
O que é conhecimento discursivo? Dê 2 exemplos.


O conhecimento discursivo, pela razão supera as informações concretas e imediatas recebidas por intuição e organiza-as em conceitos ouideias gerais que, devidamente articulados pelo encadeamento de juízas e raciocínios, levam a demonstração e à conclusões.


Questão 03:
A partir do que você estudou sobre “O que podemos conhecer?”, responda:
a) O que é um filósofo cético?


O filosofo cético observa, pondera e conclui, nos casos mais radicais de ceticismo, que o conhecimento é impossível. Nas tendências moderadas, o filosofocético suspende provisoriamente qualquer juízo ou admite apenas uma forma relativa de conhecimento, reconhecendo os limites para a apreensão da verdade.


b) O que é a filosofia dogmática?


A filosofia dogmática serve para identificar os filósofos que estão convencidos de que a razão pode alcançar a certeza absoluta.


c) É possível recusar tanto o ceticismo como o dogmatismo? Justifiquesua resposta.


Kant chega à conclusão de que não se pode conhecer as coisas como tal com são em si, mas apenas os fenômenos, isto é, recusa a possibilidade da certeza absoluta (dogmatismo) e a impossibilidade de conhecer (ceticismo radical).


Questão 04:
O que há de comum entre Marx, Nietzsche e Freud? Em que eles se distinguem, com relação à possibilidade de conhecer?


Os trêspensadores, Marx, Nietzsche e Freud, foram chamados “mestres da suspeita” porque colocaram em xeque as certezas que tínhamos a capacidade de conhecer. Marx, analisando a luta de classes, desenvolveu os conceitos de alienação e de ideologia, para explicar como uma classe mantém a exploração sobre outra; Nietzsche, pelo processo genealógico, examinou como os valores são construídos, mas nos sãoapresentados como absolutos universais, desse modo nos desviando dos impulsos vitais. Freud, com a teoria do inconsciente, realçou as zonas obscuras que interferem na consciência, iludindo-nos sobre nossas escolhas, desvelando os mecanismos de repressão e da neurose.


Questão 05:
“A racionalidade é construída mediante o esforço pessoal de argumentação e o dialogo”, você concorda com essa afirmação?Justifique sua resposta.


O desenvolvimento da racionalidade se dá mediante o esforço pessoal argumentativo que leva o sujeito a conclusões e ao julgamento. Por isso ela supõe também as crenças, os diferentes caminhos na busca do conhecimento. A razão funciona entre nós porque constrói não apenas pela reflexão interiorizada, mas também pelo dialogo, na atividade intersubjetiva que permiteconfrontar as certezas e mobilizar o pensamento. 


Questão 06:
Observe as afirmações sobre ceticismo e assinale a alternativa correta. 
A) O ceticismo é sempre ingênuo, pois colocar tudo em dúvida e suspender as certezas já implica uma certeza: duvidamos e, por isso, existimos. 
B) O ceticismo afirma que não podemos ter conhecimento sobre a natureza e que só uma psicologia empírica poderiaexplicar o conhecimento, sobretudo, a partir da noção de hábito. 
C) Toda forma de ceticismo se constitui como uma luta contra posições ideológicas e dogmáticas. 
D) O ceticismo é indubitavelmente um traço mais marcante da filosofia, por não acreditar em nenhuma forma de conhecimento segura. 


Questão 07:
Os filósofos chamam a teoria do conhecimento de "epistemologia" - dos antigos termos...
tracking img