gvhkvuk

320 palavras 2 páginas
. Os abalos sísmicos e a atividade vulcânica estão relacionados à movimentação das placas tectônicas. Explique por que o Brasil tem seu território praticamente livre desses fenômenos geológicos.
R: Estamos livres de uma série de desgraças como terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismo e ondas gigantes estão ligadas aosmovimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma (rochas derretidas pelo calor) entre 1 e 20 centímetros por ano. Nos encontros dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões (veja infográfico).
“No Brasil não há limite de placas ativas: estamos em cima de uma grande placa”, afirma o geólogo EdsonFarias Mello, da UFRJ. No entanto, alguns abalos sísmicos de baixa intensidade podem ser sentidos por aqui. “Eles são reflexo de terremotos ocorridos nos Andes ou depequenos movimentos que nossa estrutura geológica ainda provoca. Estamos sobre zonas que já foram ativas entre 600 milhões e 800 milhões de anos atrás”, diz o geólogo Caetano Juliani, da USP.
A pouca ocorrência de ventosdevastadores como furacões, tufões e ciclones é devida à baixa temperatura do mar – nossos mares dificilmente atingem os 26,5 graus necessários para a formação das piores tempestades.

11. Referindo-se aos agentes internos formadores do relevo terrestre, relacione-os com os movimentos das placas tectônicas, indicando os principais efeitos desses fenômenos para o relevo e também para a humanidade.
R: Orelevo é caracterizado como o conjunto de variações de nível da superfície terrestre. Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
As placas [continua]

Relacionados