Gustavo miliaris -tec. seg. do trabalho

902 palavras 4 páginas
Ética e Responsabilidade Social

Profª Elãine Kurscheidt

- Não haverá sociedade ética se as empresas não se comportarem de maneira ética;

- Necessidade de recuperar a confiança nas empresas;

Problemas Centrais
Grande Desigualdade Social Modelo de Desenvolvimento Insustentável Aumento da pobreza Aumento da exclusão Escassez de recursos naturais Desequilíbrio ambiental Aplicação e gestão dos recursos públicos deforma ineficaz ou indevida Redução da participação do trabalho no processo produtivo

Comportamento Ético
 Você pode substituir uma matéria prima ou embalagem do produto cuja operação você está gerenciando por uma evidentemente mais barata, mas mais poluidora do meio ambiente. Você substitui?

Comportamento Ético
 Você está gerenciando uma empresa que tem um novo produto (um carro) pronto, o pátio de seus concessionários cheio, apenas aguardando a data de lançamento, daqui a alguns dias. Na véspera do dia do lançamento, um funcionário da engenharia descobre que houve um erro de dimensionamento em um rolamento das rodas dianteiras que vai provavelmente repercutir em uma vida útil de 8 meses do rolamento em vez dos esperados 3 anos. Você suspende o lançamento?

O que é Ética?
 Princípios morais que governam as ações e decisões de um indivíduo ou grupo e que servem de diretrizes para orientar a prática e para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais;  É uma tentativa de separar o certo do errado; um estudo dos juízos para apreciar a conduta humanado ponto de vista do bem e do mal  É a investigação geral sobre aquilo que é bom.

Crise da credibilidade das organizações
 Falta de confiança nas informações;  Falta de confiança nas prestações de contas;  Baixo nível organizacional; de transparência

 Pouca participação e controle externo;  Falta de confiabilidade das auditorias;

A ética é a peça central das regras sociais

Segundo Aristóteles, a ética está na práxis, ou seja, em nossas condutas.

Relacionados