Gustave aschenbach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gustave Aschenbach, acadêmico alemão em crise com a vida austera que levava, decide passar as férias de verão em Veneza. Lá, apaixona-se por um adolescente, Tadzio, visto como a representaçãoperfeita da beleza e da inocência. A paixão, insuflada por imagens da mitologia grega, vai lentamente dissolvendo a racionalidade de Aschenbach. Tadzio encarnava o sentido de beleza que ele buscara na arte.Estamos nos primeiros anos do século 20, e o escritor alemão Gustav von Aschenbach está inquieto em sua velha Munique. Tomado por "uma espécie de vago desassossego", Aschenbach decide partir paraVeneza. 

Considerado um dos mais importantes escritores de seu país, laureado com título de nobreza, Aschenbach representa o modelo do artista rigoroso, racional, ascético, obcecado com a perfeição daforma e a beleza ideal. 

Ao chegar à cidade italiana, ela mesma uma rara materialização do belo, Aschenbach hospeda-se em um luxuoso hotel à beira-mar. 

É aí que encontra o adolescente Tadzio,cuja beleza natural superava todos os esforços da arte. Fascinado pela perfeição física do jovem, o artista sucumbe a uma paixão platônica que o levará à ruína. 

Combinando reminiscências dacultura grega com a ide ia de decadência que dominava a Europa de então -às vésperas da Primeira Guerra -, Thomas Mann condensa, em "Morte em Veneza", algumas de suas questões mais caras: a tensão entre oartístico e o natural, a luta contra a passagem do tempo e a decadência do corpo, e a doença como metáfora de um mundo em agonia.
a homossexualidade se torna evidente em A Morte em Veneza, conforme sedebruça na narrativa, essa questão mostra-se secundária à análise da obra. Não foi esta a preocupação central do autor, visto que nem sequer houve contato físico entre as personagens, estando o amorde Aschenbach por Tadzio no âmbito da idealização. A verdadeira atração de Gustav mostra-se ser pela beleza e perfeição do menino, o que fica evidente para o leitor, dentre outros motivos, na medida...
tracking img