Gustav klimt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação de Klimt

Gustav Klimt - Figura 2

Gustave Klimt a seguir a concluir os estudos na “Escola Primária do VII bairro vienense”, é admitido, aos 14 anos, na "Escola das Artes Decorativas", ligada ao "Museu Austríaco Imperial e Real de Arte e Indústria de Viena", onde foi aluno de Michael Rieser, Ludwig Minnigerode e Karl Hrachowina. E também onde adquiriu a prática de desenhoornamental, além de cursos sobre a teoria de projecções,  perspectiva, teoria do estilo e outros temas que acompanhavam as aulas práticas.
De seguida, frequentou a aula especializada de pintura de Ferdinand Laufberger e, após a morte deste, por volta de 1881, frequentou a de Julius Vicktor Berger, ligado a Hans Makart.
Além deste, dois dos irmãos de Klimt, Ernst e Georg, realizaram trabalhos para ele etambém se formaram na Escola de Artes Decorativas. O trabalho de admissão de Klimt na Escola de Artes Decorativas, foi um desenho, segundo um molde de gesso, de uma cabeça feminina da Antiguidade.

Carreira

Danaë - Figura 3

Na Escola de Artes Decorativas, Klimt foi o único aluno a dar inicio a uma grande carreira artística. Após Michel Rieser e Franz Matsch usufruírem dos seus serviços,todos em conjunto formaram a Künstlercompagnie (Companhia dos Artistas).
Mesmo depois de formados Klimt,
Ernst e Matsch, continuaram ligados à Escola. Em 1884, uma carta dos três dirigida ao diretor do Museu, reforça o desejo de serem contratados para grandes empreendimentos (demonstração de que Klimt tentou afirmar-se no mundo da arte historicista), principalmente na sua cidade natal: "(…) Ostrabalhos que até agora realizamos foram… na sua maioria, para a província e o estrangeiro; o nosso maior desejo seria, por conseguinte, executar um trabalho importante na nossa cidade natal e teríamos talvez agora a oportunidade visto que as novas construções monumentais de Viena se aproximam do seu termo. De certo, a sua decoração pictórica vai ser exclusivamente atribuída segundo as partesmais importantes, ocupando, consequentemente, apenas os melhores artistas (…)".
De 1886 a 1888, o desejo de trabalhar na Ringstraße foi realizado. A Companhia trabalhou em quadros de tetos das escadarias do Teatro Imperial. Nessa época, Klimt criou os quadros A Carroça de Téspis, O Teatro do Globo em Londres, O Altar de Dionísio, O Teatro de Taormina e O Altar de Vênus. A decoração das imponentesescadarias do Museu da História da Arte, estava destinada a Hans Makart. Com a sua morte, a Companhia dos Artistas foi contratada para a sua conclusão. Klimt colaborou com a decoração do Teatro Imperial e, também sob encomenda, fez o seu retrato. Em 1887, a Companhia é contratada pela Câmara Municipal de Viena para pintar o interior do antigo Teatro Imperial. Ao final dos trabalhos, Klimt épremiado com a "Cruz de Mérito de Ouro", em 1888, pelos seus trabalhos nas escadarias do Teatro Imperial. Foi um momento importante para Klimt. O quadro que havia pintado na Sala dos espectadores no antigo Teatro Imperial, guache sobre papel, 82x92cm, contribuiu para a obtenção do reconhecimento da sociedade vienense.

Período Dourado

O Beijo – Figura 5

A sua última grande pintura mural é oFriso Stoclet, acabada a 1909.Adolphe Stoclet, um magnata belga, mandou construir um palácio, deixando-o a cargo do Wiener Werkstatte ("Ateliê Vienense"), no qual se destacavam o arquitecto Josef Hoffmann e Klimt. É aqui que o pintor experimenta uma mudança no estilo, surgem os motivos geométricos repetidos, deixando aparecer apenas algumas partes essenciais realistas, que permitem o seuentendimento. Aqui é usada uma cobertura ao estilo bizantino, bastante cerrada, como mosaicos, onde o realismo e a abstracção se confrontam. Em 1907 e 1908 Klimt pinta "O beijo", ou "Der Kuss" no original em alemão, baseado em si mesmo e na sua amante Emilie, a mulher fatal aparece submissa, comunica uma sexualidade latente. "O Beijo" constitui o auge do período dourado e torna-se o emblema da Secessão....
tracking img