Guro da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer um pouco mais do movimento Qualidade Total através de seus intercessores, os chamados "gurus da qualidade", que por meio de sues conhecimentos, filosofias e metodologias disseminaram a história da qualidade.

Introdução
Pode se dizer que a qualidade teve seus maiores impulsos nas empresas japonesas durante o pós - segunda guerra, e logo seespalharam pelo mundo ocidental. O grande objetivo dessas técnicas é a maximização da eficiência da operação, fazer certo da primeira vez evitando retrabalho e desperdícios e trabalhando sempre em cima dos requisitos do produto gerando consequente satisfação para o cliente, empresas que atendem bem os seus clientes percebem rapidamente o aumento das suas receitas, e grandes gênios contribuíram paraessa filosofia.
Os gurus da qualidade
A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém. Juran e Deming foram os dois pioneiros do movimento da qualidade. Os nipônicos consideram-nos osinspiradores do milagre industrial japonês iniciado na década de 50. Os norte-americanos só os descobriram nos anos 1980. As suas ideias foram a base de uma revolução da qualidade que restabeleceu a confiança na indústria nacional. Do lado norte-americano, Philip Crosby desenvolveu a sua teoria dos zero defeitos e Armand Feigenbaum foi o grande impulsionador do conceito de controle total daqualidade. Do lado japonês, Kaoru Ishikawa foi o pioneiro. Deu um cunho japonês aos ensinamentos de Deming e Juran e criou as sete famosas ferramentas do controle estatístico da qualidade. Foi também o grande inspirador dos círculos de qualidade. Taguchi prestou um forte impulso à promoção do design industrial, que marcou a segunda fase do movimento da qualidade no Japão após a primeira fase baseada nocontrole estatístico. Shigeo Shingo seus estudos o levaram ao desenvolvimento do Sistema Toyota - em conjunto com Taiichi Ohno, e do SMED (Single Minute Exchange of Die) por ele concebido. Além disso, criou e formalizou o Sistema de Controle de Qualidade Zero. Tom Peters introduziu o conceito de “Excelência”. Para Falconi, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, deforma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente. Walter ShewhartShewhart lecionou e trabalhou com. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado. Outros gurus respeitáveis comoMassaaki Imai (criador da filosofia Kaisen, que significa melhoria contínua); James Harrington (cujos passos para a melhoria contínua ficaram célebres); Richard Schonberger (que fez a transição de técnicas japonesas como o just-in-time para o mundo ocidental); e, por fim, Blanton Godfrey (o atual presidente do Juran Institute). Cada “guru” desenvolveu estes conceitos baseados em uma filosofia e umasérie de princípios.
Conceito de Qualidade
É interessante perceber as contribuições destes pensamentos na forma como entendemos a qualidade hoje. Podemos perceber isso começando pelo conceito de qualidade, conforme definido pela ISO (Internation Standard Organization):
“A totalidade das características de um produto ou serviço que suportam suas habilidades de satisfazer uma necessidadeestabelecida ou implícita.”

Metodologia
Para iniciarmos o trabalho, primeiramente o grupo avaliou quais eram os requisitos estabelecidos pela professora e quais eram os tópicos a serem abordados, definindo assim todo o conteúdo a ser tratado. Posteriormente esses tópicos foram divididos de forma justa e acordados entre todos, para que cada integrante da equipe ficasse responsável pelo trabalho de...
tracking img