guouh

515 palavras 3 páginas
Serviço Nacional de Aprendizado Comercial - SENAC
Curso: Técnico de Segurança do Trabalho – TST 12
Orientador: Dioni Damázio
Aluna: Márcia Aparecida Varaschin

Relatório: Retrato do Trabalho em Frigoríficos Brasileiros.

O documentário “Carne e Osso” retrata a realidade dos trabalhadores de frigoríficos brasileiros, são histórias de quem trabalha lado a lado com o risco, com a dor, com a falta de sentido e com o descaso de seus empregadores. Dá pra ver claramente que os trabalhadores não são o foco dessas empresas, o foco das empresas é visando lucro.
Exposição a objetos cortantes como facas, serras e outros que são manuseados muitas vezes de forma imprudente e sem segurança nenhuma, gerando lesões e doenças, uma jornada de trabalho exaustiva, com movimentos repetitivos são cerca de 3 vezes mais movimentos por minuto como a desossa, uma pressão psicológica muito grande devido a demanda de produção e o ambiente de trabalho com temperatura sempre abaixo de zero. Buscando pelo aumento da produção e as péssimas condições de trabalho, querendo ainda mais aumentar a produção sem aumentar o número de trabalhadores e nem sequer pagam horas extras.
Problemas como tendinite, dores musculares, doenças mentais, depressão, stress são comuns nestes ambientes de trabalho, acidentes de trabalho são constantes. Quando as empresas percebem tais problemas de saúde ocorrem demissões. Com a saúde debilitada outras empresas não contratam, fazendo a única opção destes trabalhadores com pouca instrução o trabalho informal. Basicamente o documentário relata e denuncia os desrespeitos a legislação trabalhista, e denuncia o cotidiano desumano, repleto de abusos a vida dos que ali realizam o seu trabalho.
Com todos os relatos acima citados os principais objetivos são adequações dos frigoríficos para proporcionar melhores condições de trabalho e segurança, condições ambientais de trabalho, equipamentos de proteção individual e vestimentas de trabalho, equipamentos de proteção

Relacionados