Guião sobre o filme - "Invictus"

1237 palavras 5 páginas
Guião de apresentação do filme
“Invictus”
de Clint Eastwood

Escola Secundária de Peniche

Enquadramento histórico Apartheid – O apartheid foi um regime social, implementado por Hendrik Frensch Verwoerd e acabou com Hendrik Willem de Klerk, em que se baseou na divisão dos habitantes em grupos raciais: pretos, brancos, “de cor” e indianos, separando as áreas residências, transportem e locais públicos, muitas vezes por remoções forçadas, o que só levava a revoltas populares e violência.
*Nelson Mandela – A razão pela qual Mandela foi detido, por 30 anos, foi devido a sua crescente oposição contra o regime do apartheid e a sua luta para a valorização dos diretos humanos e direitos dos cidadãos das supremacias não-brancas.

1. Resumo do filme

Este filme relata-nos a história do Presidente da República da África do Sul, Nelson Mandela, após a sua libertação, ao fim de 30 anos detido*, como aboliu o apartheid, unificou a Nação e eliminou a supremacia branca sobre as pessoas de raça negra.

Em vez de ter começado a restaurar os setores principais do país como a economia, a educação ou a saúde, Mandela começou por aproximar as pessoas pelo desporto, mais propriamente o rugby, pois era uma fonte de discórdia entre negros e brancos pois os negros viam o desporto (nome do clube, cores e hino) como um símbolo do apartheid (então só jogavam futebol) e os brancos como símbolo da sua supremacia (achavam que “só os cavalheiros podam jogar jogos de valentões).

Então, Mandela iniciou um contato mais próximo com a seleção de rugby e com o capitão de equipa, François Pienaar, inspirando-o com o poema que o ajudou a suportar o cárcere. Á medida que os Springbooks iam ganhando a Copa do Mundo, Mandela ia-se dando conta da união que se ia formando entre as diferentes etnias sul-americanas e quando a equipa ganhou finalmente, viu que o seu trabalho tinha sido bem-sucedido ao dar-se conta que toda a África do Sul os aplaudia.

Relacionados

  • Maleta De Filosofia
    3757 palavras | 16 páginas