Guisantos

831 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

RELATÓRIO

Preparo de soluções

GRUPO: Adélya Thizah Silveira Fernandes

Anderson Menezes Alves

Juvenal Alencar Felix Carvalho

Liliane dos Santos

Lorena Alves Matos

Prof: Elisângela Passos

Turma:M4

Data de Realização da prática:14/10/2010

Introdução:

As soluções químicas são amplamente utilizadas nas diversas áreas.Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações ocorre em solução aquosa.

Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substância que podem ser iônicas ou moleculares.A substância em maior quantidade é o solvente , as outras são chamadas solutos.

A maior parte da terra é constituída por soluções aquosas – os oceanos. Vivemos na dependência completa de duas espécies de soluções: uma gasosa –(a atmosfera) e a outra aquosa.

Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume.

A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes.

Materiais:

Béquer de 50 mL

Bastão de vidro

2 balões volumétricos 50 mL

2 balões volumétricos de 250 mL

Pipeta volumétrica 10 mL

Pipeta graduada de 10 mL

Frasco de polietileno

Pisseta

Espátula

Pipeta de Pasteur

Reagentes:

Hidróxido de Sódio (NaOH) sólido

Ácido Clorídrico (HCl) concentrado

Procedimento Experimental:

O primeiro procedimento foi o preparo da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) a uma concentração de 1 mol. L-¹. Num béquer de 50 mL, foram colocados 2 g de pastilhas de NaOH, pesados na balança semi-analítica. Posteriormente adicionou-se 50 mL de água destilada, com a ajuda do bastão de vidro a

Relacionados