Guine bissau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Educação Estadual “Professor Cesar Prieto Martinez”
Ensino Fundamental, Médio e Normal.

Guine-Bissau


Contexto socia e politico
A Guiné-Bissau registou um notável desempenho económico em 2011. Em termos macroeconómicos, a taxa de crescimento do PIB atingiu 5.1% (contra 3.5% em 2010) impulsionada pelas exportações, em particular de castanha de caju.
Os esforços com vista àestabilização das condições econômicas prosseguiram através da mobilização acrescida das receitas fiscais e do controle das despesas com salários com bens e serviços.
O desemprego afeta cerca de 30% dos jovens da Guiné-Bissau. A instabilidade política associada à fragilidade econômica do país têm contribuído para o agravamento deste fenômeno.
A Política da Guiné-Bissau ocorre em um contextomulti-partidário de uma república semi-presidencial em uma democracia representativa em transição, por meio do qual o presidente é chefe de estado e o primeiro-ministro é chefe de governo. O poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o poder legislativo é investido tanto pelo governo quanto pela Assembleia Nacional Popular. Desde 1994, o sistema partidário é dominado pelos socialistas doPartido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e do Partido para Renovação Social. O Poder Judiciário é independente do executivo e legislativo.
Apesar do quadro democrático e constitucional, os militares têm exercido parcela substancial do poder e interferiram várias vezes na liderança civil desde que eleições multipartidárias foram instituídas em 1994. Nos últimos 16 anos,Guiné-Bissau sofreu dois golpes de Estado, uma guerra civil, uma tentativa de golpe, e um assassinato presidencial pelos militares. Nenhum presidente atuou um período de 5 anos completo.
Informações Geográficas
A Guiné-Bissau com uma superfície de 36.125 km2 situa-se na Costa Ocidental de África, estendendo-se, no litoral, desde o Cabo Roxo até à ponta Cagete.
Tem fronteira, a norte, com o Senegal, aleste e sudeste com a Guiné e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Além do território continental, o país integra ainda cerca de 40 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais de Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque.
A sua população é 1,2 milhões de habitantes. Bissau é a capital e cidade mais importante do país, tem o porto e o aeroportointernacional. Outras cidades importantes são Bafatá, Gabú, Mansôa, Cacheu e Bolama.
O território é formado, na metade ocidental, por terrenos baixos com mato e semi-pantanosos, com litoral de mangues, dominado por rios de grande caudal com seus inúmeros braços que formam lodo em quase todo a costa - a única praia de areia fica em Varela, no norte. Na parte oriental predominam planícies áridas.História
O território da atual Guiné-Bissau sempre foi habitado por tribos indígenas. Em 1446, o navegador português Nuno Tristão chegou às Terras da Guiné. Estabeleceram-se, a partir de então, contatos contínuos com entrepostos na Costa Ocidental de África.
A colonização portuguesa iniciou-se a partir da foz dos rios Casamansa, Cacheu, Geba e Buda. Durante séculos o território foi um pontoessencial para o comércio de escravos
Em 1884-86, dá-se a divisão da África pelas potências coloniais na célebre Conferência de Berlim. A Guiné-Bissau foi entregue a Portugal.
Em 1951, a Guiné-Bissau mudou de estatuto, tornando-se numa Província Ultramarina de Portugal. Em 1956, Amílcar Cabral e mais cinco correligionários fundam o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).Em 1963, em face de intransigência de Portugal, o PAIGC passa a ação armada com vista a liquidação do colonialismo português. O movimento de libertação dos dois territórios fazia uma guerra do tipo guerrilha e com apoios de outros países possuía um armamento razoável.
Em 1973, Amílcar Cabral foi assassinado em Conakry tendo sido substituído por Luis Cabral. Em 1974 com a revolução em...
tracking img