Guimaraes.wallace7@gmail.com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
organográficos: o desenho de como as empresas de fato funcionam[1]
Henry Mintzberg e Ludo Van Der Heyden[2]


Entre em qualquer organização — não em escritórios bonitos e organizados, mas na fábrica, no estúdio de projetos ou no departamento de vendas — e dê uma boa olhada. Em um canto, um grupo de empregados está amontoado debatendo um problema logístico preocupante. Em outro, alguémnegocia com um cliente do outro lado do mundo via Internet. Para todo lugar que você olha, empregados e produtos estão se movendo para lá e para cá. Tem-se uma imagem da empresa em ação.
Porém, peça um retrato da empresa e provavelmente lhe darão o organograma, com seus retângulos ordenados, um acima do outro. O organograma mostraria os nomes e títulos de gerentes, mas pouquíssimo sobre aempresa — nada sobre seus produtos, processos ou clientes — talvez nem mesmo sua linha de negócios. Na verdade, usar o organograma para "ver" a empresa é como usar uma lista de gerentes municipais como o mapa da cidade.
O fato é que os organogramas são os álbuns de fotos de nossas empresas, mas apenas servem para nos fascinar com a gerência e, portanto, não é à toa que se tornaram tãoirrelevantes no mundo atual. Com hierarquias tradicionais desaparecendo e formas organizacionais inovadoras — e quase sempre bastante complexas — substituindo-as. As pessoas esforçam-se para entender como as empresas funcionam: que partes são interligadas?; Como os processos e empregados devem se reunir?; Para onde devem fluir as idéias de quem?. As respostas a essas perguntas não só ajudam as pessoas aentenderem como se encaixam no grande esquema da situação, mas também revelam todos os tipos de oportunidades para vantagem competitiva.
Durante os últimos anos, estamos experimentando uma nova maneira de desenhar — e assim, ver — as organizações. Chamamos nossa abordagem de organográfico, uma alusão à palavra organigramme, o termo francês para organogramas. Organográficos não eliminamtotalmente os retângulos, mas introduzem novos componentes, chamados centros e teias — formas que acreditamos refletirem as diversas maneiras como as pessoas se organizam no trabalho hoje. Os organográficos são mais do que simples gravuras; são também mapas. Eles não só mostram indivíduos ou cargos, como também oferecem uma visão geral do território da empresa — suas montanhas, rios e cidades, e asestradas que as conectam.
Criamos organográficos para cerca de 12 empresas e constatamos que são muito mais úteis do que os organogramas tradicionais ao mostrarem o que determinada a organização e — por que ela existe, o que ela faz. Eles conseguem demonstrar como determinado lugar funciona, representando as interações críticas entre empregados, produtos e informações. Além disso, osexecutivos os utilizam para estimular conversas sobre a melhor forma de administrar suas operações e quais opções estratégicas fazem mais sentido, assim como os turistas usam mapas para investigar possíveis roteiros.


[pic]
Organográfico de uma empresa petroquímica


Observe o quadro "Organográfico de uma empresa petroquímica".


Ele mostra a operação da empresa como uma cadeiatradicional: ela encontra ou compra, ou talvez negocia a matéria-prima, que é então refinada e vendida. Essas atividades constituem o principal negócio com petróleo. O organográfico também mostra como a divisão de produtos químicos da empresa conecta-se a essa cadeia, de forma mais interativa, como uma teia, retirando materiais da refinaria e levando-os para outra etapa, nas bombas de gasolina dovarejo. Embora as relações empresariais seqüenciais possam ser naturalmente administradas por um escritório de planejamento centralizado, as menos lineares, em forma de teia, com sua necessidade de negociação de preços de transferência e afins talvez exijam uma abordagem mais descentralizada. Ver essas relações ilustradas pode auxiliar a empresa a entender a necessidade de diferentes atitudes...
tracking img