guias pirâmedis alimentares

1597 palavras 7 páginas
Guias e Pirâmides Alimentares
Alimentar-se de maneira saudável é difícil quando não se tem o conhecimento sobre as características dos alimentos, por isso o desenvolvimento de guias e pirâmides alimentares é muito importante, sendo a elaboração desses guias alimentares baseada na cultura, nos problemas de saúde relacionados à alimentação da população e disponibilidade dos alimentos (BARBOSA, COLARES, SOARES, 2008).
Os guias alimentares segundo João Felipe Mota são ferramentas educativas que ajudam a população a obter informações quanto à alimentação saudável, e mais traduzem as recomendações de uma dieta saudável para população.
Alguns países como cuba e Venezuela não possuem representação gráfica para guias alimentares, mas vários países já possuem seu guia alimentar e pirâmides em forma de arco-íris (Canadá), pizza (Costa-rica), pirâmide exemplo Chile, Brasil, Estados Unidos (RORIZ, 2010). Os Estados Unidos há poucos anos divulgou seu novo guia alimentar, produzido pelos Departamentos de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos norte-americanos. Por conta do elevado índice de obesidade no país o guia contribui para a redução desse quadro, devido determinar as metas de consumo de cada um dos grupos de alimento, e orienta para uma alimentação saudável, o guia orienta para o consumo dos alimentos em menor quantidade e em menores proporções e recomenda o aumento da ingestão diária de leite (figura 1), mas o leite em questão deve ser desnatado ou semi desnatado, pois o teor de gorduras é três vezes menor que no integral, e mais os desnatado ou semi desnatado são equiparados quanto a quantidade de cálcio com os integrais [5]. Figura 1- Guia norte Americano. Fonte: http://www.nutrilais.com/2011/06/my-plate-proposta-dos-eua-para.html O cálcio ganha destaque nesse guia por conta de suas variadas ações no organismo, como contribuindo para o sistema nervoso, vasos sanguíneos e movimento muscular, além de promover a saúde óssea prevenindo a osteoporose, porém a

Relacionados