Guia sei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da região denominada Sertão do Capim Mimoso próxima aos Rio Pardoe rio Sapucaí tem início com os bandeirantes: a partir da bandeira do Anhanguera(o filho), em 1722, que construiu o"Caminho de Goiás", ou "Estrada dos Goiases" que ligava a cidade de São Paulo até as minas de ouro de Goiás, que naquelaépoca pertencia à Capitania de São Paulo.[8]
Começam a surgir, a partir de então, osfamosos "pousos" de tropeiros, locais onde os paulistas paravam para descansar - eles e os animais de carga -, durante as viagens que faziam em sua busca pelo ouro no interior do Brasil. O pouso quedeu origem à cidade de Franca era conhecida, na época, pelos bandeirantes, por "Pouso dos Bagres".[9]
No final do século XVIII, havia dispersos na região vários desses pousos. Em 1779, moravam cerca deuma centena de pessoas, no sertão do Rio Pardo pertencente à Vila de Mogi Mirim. Para uma melhor organização do local, foi criada uma Companhia de Ordenanças e nomeado, como seu Capitão,o português Manoel de Almeida. Posteriormente comandou o distrito, a partir de 1804, o Capitão Hipólito Pinheiro.
No início do século XIX, os filhos de Manoel de Almeida (Antônio Antunes de Almeida e VicenteFerreira de Almeida) doam suas terras para a construção de uma capela, benzida pelo padre Joaquim Martins Rodrigues.
Juntam-se, depois, a essa população mineiros e goianos, que devido à decadência damineração em suas regiões, começam a se instalar no "Belo Sertão do Rio Pardo", por incentivo do governador-geral da Capitania de São Paulo, António José da Franca e Horta, ao qual se deve o nome dacidade. Esses pioneirosreivindicaram junto ao governo geral do Brasil a criação de uma freguesia porque a freguesia mais próxima era a de Mogi Mirim, a centenas de quilômetros de distância.
A Freguesia deNossa Senhora da Conceição da Franca foi criada em 3 de dezembro de 1805, pertencendo ao termo da Vila de Mogi Mirim.
O território original da Freguesia da Franca, que fora desmembrado da Vila...
tracking img