Guia pratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UIA PRÁTICO PARA DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE CANALIZAÇÃOE REDE PREVENTIVA CONTRA INCÊNDIO:
In bombeiro, calor, chama, Combate a incêndios, tecnologia, prevenção de incêndios, ciência do fogo,documentos, apostilas. on 04/09/2009 at 19:02

Durante a elaboração do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico para qualquer edificação ou estabelecimento, o projetista deve considerar uma sériede fatores, dentre os quais podemos ressaltar: a área total construída da edificação (ATC); seu número de pavimentos; sua altura total; sua finalidade e/ou natureza ocupacional; o tipo, o volume e aforma de estocagem dos materiais nela existentes; além de quaisquer outros fatores de risco inerentes a edificação.

Toda essa análise tem a finalidade de definir os dispositivos preventivos fixos emóveis contra incêndio e pânico à serem exigidos para a edificação em referência, conforme prevê o COSCIP (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico – Decreto nº 897/76) e sua Legislação complementarpara o Estado do Rio de Janeiro. A partir disso, o projetista deve realizar um estudo prévio da arquitetura da edificação, com o intuito de definir a localização exata dos dispositivos,essencialmente, dos dispositivos preventivos fixos contra incêndio.

No caso específico da Canalização Preventiva e Rede Preventiva Contra Incêndio, o projetista deverá definir: o percurso da tubulação, ospontos de localização dos hidrantes (inclusive do hidrante de recalque), a locação da Casa de Máquinas de Incêndio (CMI) e, conseqüentemente, das bombas de incêndio. Finalmente, de posse de todos os dadossupracitados e definido o esquema isométrico da tubulação de incêndio, o projetista deverá efetuar o dimensionamento hidráulico do sistema preventivo fixo, ordenadamente, na forma em que se segue:A) DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS TÉCNICOS:

1- Dados preliminares: Risco da edificação – de acordo com a Resolução SEDEC nº 109/93 – (pequeno, médio canalização preventiva, médio rede preventiva e...
tracking img