Guia do desenvolvedor c#

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Home » Dicionário » Armazenamento

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Números
IDE

Autor: Gabriel Torres
Última Atualização: 09 de janeiro de 2006

Categoria: ArmazenamentoIntegrated Drive Electronics - Eletrônica de Drive Integrada
Padrão de discos rígidos criado em 1986 pela Western Digital a pedido da Compaq. Na época, os discos rígidos existentes (padrões ST-506e ESDI) possuiam uma placa controladora externa ao disco rígido. Esta placa controladora era responsável por todo o controle do disco (envio de comandos para a movimentação do conjunto das cabeças,por exemplo). Quando havia interferência eletromagnética entre o disco rígido e a sua controladora, a controladora tinha que enviar novemente o comando ao disco rígido, o que diminuia o desempenho dodisco.

A idéia da Western Digital foi juntar em uma só peça o disco rígido e a sua controladora. Daí o nome, eletrônica de drive integrada. A controladora do disco rígido passou a não estar mais emuma placa separada, mas sim em no próprio disco, fazendo com que o disco rígido IDE fosse mais rápido e mais confiável do que os discos dos padrões ESDI e ST-506 existentes na época.

Desta forma, aconexão do disco rígido IDE ao micro - chamada ATA - é muito mais simples de ser feita do que dos discos existentes antes, dos padrões ESDI e ST-506, já que a porta IDE não é uma controladora, mas simuma porta (como dissemos, quem controla o disco rígido IDE é o próprio disco rígido). A porta ATA usa um conector de 40 pinos (se usar comunicação paralela, o que é mais comum) ou de 4 pinos (se usarcomunicação serial, chamada SATA, que é ainda uma novidade). Na conexão ATA paralela, é possível conectar dois discos IDE por porta. Como cada disco tem uma controladora integrada, as controladorasentram em conflito, pois ambas querem controlar a comunicação dos discos com o PC. Por isto é necessário desabilitar uma das controladoras para que os discos funcionem. Daí os nomes "master" (mestre)...
tracking img