Guia do contador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonardo B. de Siqueira
Técnico em Contabilidade e estudante de Ciências Contábeis na FAVIP – Faculdade do Vale do Ipojuca, Caruaru, Pernambuco.

PROFISSIONALISMO: UMA ANÁLISE DA ÉTICA CONTÁBIL
RESUMO Este estudo mostra a importância da ética dentro de um contexto social, destacando qual a sua finalidade nas classes profissionais e a responsabilidade destas para com a sociedade. A análiseespecífica é feita em torno do Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC) que mostra o dever de todo contabilista no exercício de sua profissão, as conseqüências que uma má conduta traz e os benefícios de uma conduta exemplar. Palavras-Chave: Ética – Profissionalismo – Contabilista.

ABSTRACT This study focus on the relevance of ethic inside a social context, highlighting its purposeamongst professional classes and the responsibility of these to the society. An specific analysis is made around the Brazilian document “CEPC – Código de Ética Profissional do Contabilista”, a code o f professional ethic for accountants, that evidences many of the accountant duties in exercising his work, the consequences brought by a bad conduct and the benefits of adopting an exemplary one. KeyWords: Ethics – Professionalism – Accountant.

VEREDAS FAVIP Caruaru, Vol. 2, n. 01, pp. 70–77, jan./jun. 2005 ,

Profissionalismo: uma análise da ética contábil

INTRODUÇÃO
Os padrões éticos de uma sociedade mostram a realidade do seu dia-a-dia. A conduta ética e moral dos homens é algo que é levado em conta quando o assunto é confiança, pois, nas relações entre as pessoas, a confiança éfundamental para se obter um relacionamento. Da mesma forma se dá a relação profissional, a conduta ética e moral dos profissionais é de extrema importância para que se obtenha bons resultados. A intenção deste estudo é conscientizar os profissionais da área contábil sobre a importância de realizar o seu trabalho com responsabilidade e transparência baseado no Código de Ética Profissional doContabilista (CEPC), dando destaque ao aumento da responsabilidade do contabilista perante o novo Código Civil.

Muitas vezes, a busca para atender às necessidades que nos convém torna-se uma difícil tarefa se for de encontro a idéias ou filosofia de vida dos nossos semelhantes. De forma que, para viver em sociedade, é necessário que haja compreensão e respeito pelas opiniões, gostos e formas de vida decada membro dela. Este pensamento de compreensão e respeito é denominado de “Ética”.
A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamentehumano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado pelo hábito”.(VÁZQUEZ apud ANDRADE, 2003, p. 90).

SOCIEDADE

ÉTICA

Mostrando que é um ser que evolui com o passar do tempo, o homem dá indícios de que sempre viveu de forma organizada, impondo respeito e limites para com seus semelhantes em busca de meios para satisfazer suasnecessidades. Percebe-se que esta forma de vida organizada é nada mais que viver em sociedade. Mas, o que é sociedade? “O termo ‘sociedade’ vem do latim ‘socius’ (companheiro, sócio), que se opõe a ‘hostis’ (estrangeiro, hóspede, inimigo)” (DENNY, 1999). Sendo assim, pode-se entender que sociedade é a necessidade que o homem tem de viver em comunhão de forma organizada, respeitando e sendorespeitado em busca da satisfação pessoal ou coletiva. É um conjunto de “indivíduos que vivem em coletividade num espaço determinado e com peculiaridade de costumes comuns a todos” (RAMOS, 2001).

Ética é a forma de conduta que as pessoas tem para se relacionarem umas com as outras de acordo com os costumes adquiridos no contexto de uma sociedade. “E, em outras palavras, a ciência da conduta, a...
tracking img