Guia de composttagem

5139 palavras 21 páginas
page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 1

A
GUIA DE COMPOSTAGEM CASEIR
Casca de fruta, sobra de comida, aparas do jardim e até guardanapo usado são um manjar para minhocas e mil micro-organismos.

Em vez de jogar fora esses restos e aumentar a poluição do planeta, alimente essa bicharada e faça um superadubo!

S E G U N DA E D I Ç Ã O - R E V I STA E A M P L I A DA

page cartilha 2011 colorida:Layout 1

7/22/11

1:55 PM

Page 2

alimente o ciclo da vida rg lixo o ânico ®
®

®

tr

erra ric a e sau

compostagem de resíduos

o

ca

hortaliças frescas icro-organ sm is mo do s ed a t
®®
®

o lh ba

dá ve l

a

alimentos processados s

c ho in m ®® húmu as ®

sd em in h CUIDE DO PLANETA: produza nutrientes em vez de poluentes

|2|

No Brasil, o lixo seco mudou de status: agora se chama “resíduo reciclável”, tem valor estipulado (sustenta os catadores) e destino certo (indústrias de reciclagem).
Espero que aconteça o mesmo com os resíduos orgânicos, que representam bem mais da metade de uma lixeira doméstica. Se mal manejados, poluem o solo, o ar e a água: geram gás metano e chorume, líquido que contamina o lençol freático.
Quando bem tratados, viram ouro: adubo para a terra! Deixam de ser vistos como poluentes e se tornam nutrientes, tudo graças à compostagem. Existem diversos modelos de composteiro, um deles certamente será bom para você.
A primeira vez que fiz compostagem, morava em apartamento e ainda não existiam kits prontos e práticos, como o Minhocasa. Por isso, inventei moda. Sabia que, para sofrer o processo de fermentação e decomposição, o lixo orgânico precisa do trabalho das bactérias, e que estas não vivem sem oxigênio e umidade. Em bandejas de plástico e vasos de cerâmica, fazia a mistura: colocava terra, restos de comida, cobria com folhas e revirava tudo de vez em quando. O resultado era uma terra rica, repleta de

Relacionados