Guia de bolso do processo de esterilização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Curso de Bacharelado em Enfermagem
Saúde do Adulto e do Idoso I
Prof° Eva Farias

Lidiane Guerra Lima
Roberto Firpo


Processo de Esterilização

[pic]

Maceió
2011













“O triunfo de Florence Nightingale na Criméa foi bem documentado. Contra uma intrincada e hostil burocracia militar ela,convincentemente, mostrou que boas comida e água e ambiente limpo podiam resultar em queda das taxas de mortalidade em um hospital militar Seu interesse em higiene hospitalar nunca decresceu...”

(Trecho extraído do livro .Prevention and Control of Nosocomial lnfections., Richard P. Wenzel - 1987)
















Central de Material Esterilizado


A CME é oconjunto de áreas destinadas à recepção, limpeza, preparo, esterilização, armazenamento e distribuição do material a todos  os departamentos de um hospital, sob a supervisão de um enfermeiro.




Qual a diferença?

✓ Limpeza - remoção de materiais estranhos aos objetos (como sangue, fragmentos de tecidos orgânicos, sujeira, etc.) com água, podendo-se utilizar também algum tipo dedetergente.


✓ Desinfecção - eliminação de todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.



✓ Esterilização - eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no próprio hospital através de processos físicos ou químicos.











Tipos de Esterilização

✓ Processos FísicosUtilizam calor em diferentes formas e alguns tipos de radiação para esterilizar artigos. O método mais utilizado é a autoclavação por vapor saturado sob pressão. Outro método conhecido, porém tende ao desuso pelas dificuldades operacionais e pelo avanço da tecnologia das autoclaves a vapor, é o calor seco. O uso de radiação ultravioleta para esterilização de artigos é proibido peloMinistério da Saúde.


• Esterilização por Vapor Saturado sob Pressão (autoclavação):
O equipamento consiste em uma câmara de aço inoxidável, com uma ou duas portas, contendo válvula de segurança, manômetro de pressão e indicador de temperatura. É o processo mais utilizado em hospitais e é o mais econômico para esterilização de artigos termossensíveis. A temperatura da autoclave éequivalente ao ponto de ebulição da água (de 121º C a 135º C), por isso o nome de vapor saturado. Para avaliar esse tipo de método é necessário as variáveis de tempo, temperatura e pressão, sendo que a combinação das mesmas levam ao alcance de temperaturas próprias para esterilização.
• Esterilização ultra-rápida (Flash sterilization):
Esse tipo de esterilização é um processorápido, em altas temperaturas (132º C) por quatro minutos. Indicados para artigos contaminados acidentalmente e para materiais não embalados. Não deve ser usado como sistema único e rotineiro. Portanto esse método deve ser utilizado em situações de urgências. É importante ressaltar que, além da manutenção constante, os artigos a serem processados devem estar sempre secos e limpos, os pacotes emposicionamento corretos, bem como o tipo de embalagem adequada. Contudo, não devem ocupar o volume total da câmara interna das autoclaves, com o objetivo de permitir a circulação e penetração do vapor nos pacotes centrais.

• Esterilização por Calor Seco (Estufas ou Fornos de Pasteur):
Sua característica básica é a ausência de umidade, o que torna o processo mais longo, pois atermo-resistência dos esporos aumenta nessa condição. É indicado para materiais que não podem ser esterilizado pelo vapor, muito utilizado por apresentar custo mínimo. São aparelhos elétricos equipados com resistência, possuem um termômetro de regulagem de temperatura, termostato e lâmpada piloto. O calor é irradiado das paredes laterais e da base do equipamento. É um processo que necessita de um maior...
tracking img