Guia Das Pr Ticas Extensionistas2012

1311 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - CITE

GUIA DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS

Aracaju
2011

GUIA DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS

1.0 APRESENTAÇÃO

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão são princípios articuladores das funções universitárias constituindo-se requisito identitário da universidade, na medida em que dialoga com a comunidade, conhecendo as necessidades da região em que está inserida.
A inserção das Práticas Extensionistas como disciplina curricular nos cursos de graduação da Universidade Tiradentes decorre da necessidade de uma formação integral do discente, aproximando-o cada vez mais de questões que dizem respeito à função da IES, no sentido de contribuir para a (re)construção contínua da sociedade.
Nessa direção, a institucionalização das Práticas Extensionistas possibilitará maior interação entre os diversos saberes, em uma íntima relação com a realidade social e a produção do conhecimento.
Esse documento constitui-se um guia que irá nortear as ações metodológicas a serem desenvolvidas nas disciplinas Práticas Extensionistas I e II, baseada na concepção acadêmica de que as mesmas formam componentes integrantes da dinâmica pedagógica curricular do processo de formação e produção do conhecimento, em interação indispensável e permanente com ensino e pesquisa, de forma a contribuir para educação crítica, ética e cidadã do corpo discente.

2.0 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao discente o desenvolvimento de ações, visando à aplicação de conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar, reafirmando a extensão universitária como processo acadêmico efetivo, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover articulação entre ensino e extensão, por meio da comunicação teoria-prática.

Realizar atividades extensionistas envolvendo

Relacionados