Gui - interface gráfica usuário

Páginas: 17 (4049 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
GUI – INTERFACE GRÁFICA USUÁRIO

SISTEMAS OPERACIONAIS

GUI – INTERFACE GRÁFICA USUÁRIO

SISTEMAS OPERACIONAIS

Aliny Oliveira Camargo n°29
Ana Carolina Sanches Camacho n°26
Diego do Nascimento Freitas n°25
Felipe de Lima nº08
Gustavo Fávaro n°10
Isis Gonçalves de Moraes n°13
Marcela Rodrigues dos Santos n°20

1. Interface gráfica de usuário

Em informática, interface gráficado utilizador é um tipo de interface que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando. Uma interface gráfica de utilizador usa uma combinação de tecnologias e dispositivos para fornecer uma plataforma com a qual o utilizador pode interagir.

2. História da Interface

Oscomputadores foram criados inicialmente para atender à necessidade de resolução de cálculos de maior complexidade. A década de quarenta marcou o início de uma Era que afetaria a história e a vida de milhões de pessoas, a invenção do computador digital. A primeira geração utilizava válvulas eletrônicas e cabos, seus maiores problemas eram a velocidade e temperatura; na segunda geração o grande avançofoi a substituição das válvulas por transistores e a troca dos cabos por placas de circuito impresso, resultando em ganho de velocidade de processamento, tamanho e custo. Os dados eram introduzidos através do uso de cartões perfurados que mais tarde seriam vertidos em páginas datilografadas. O uso de algo que intermediasse o computador ao seu usuário era pouco necessário, uma vez que paradesempenhar essa função, bastava ter ao seu comando alguém que soubesse manusear a máquina o suficiente para obter os resultados esperados.

[pic]

Podemos dividir os tipos de interface em três eras: Batch (1945-1968), Linha de Comando (1969-1983) e Gráfica (1984 a atual).
O Batch é a execução de uma lista de ações (jobs), configurada através de scripts e parâmetros de linha de comando. Esse tipode interface foi associado ao uso em Mainframes devido ao custo exorbitante de hardware e por ser o único meio viável e econômico de interface para uso na época. A linha de comando e a interface Gráfica apareceram após a saída da tecnologia dos limites dos laboratórios de pesquisa, tornando-se conhecidas e assim seguindo um ciclo de desenvolvimento contínuo para atendimento das necessidades dousuário.
O conceito de Linha de Comando ou Command Line Interface (CLI) originou-se das máquinas Teletype (TTY), datado de 1950, que ofereciam resultados rápidos se comparados com o antigo Batch – destinado principalmente à tecnologia de cartões perfurados.
Para fazer com que a interface desempenhasse o papel para o qual foi concebida, foram realizados inúmeros estudos semióticos, cognitivos eergonômicos para se chegar ao que atualmente tornou-se um “padrão” em Interface Gráfica de Usuário (Graphic User Interface – GUI). Nos anos setenta, o centro de pesquisas da Xerox em Palo Alto apresentou uma alternativa para a máquina de escrever – uma interface que relembra os gestos humanos. Os sistemas Altus e STAR da Xerox introduziram o uso do mouse – conhecido como “XY Position Indicator For ADisplay System”, criado em meados de 1964 por Douglas Englebart – como intermediário na comunicação homem-máquina

[pic]

Desktop do sistema STAR da Xerox, 1981

A interface gráfica do Macintosh (Apple, 1984) – primeiro sistema de sucesso em massa no mercado – foi elaborada de forma a representar metaforicamente objetos e ações do quotidiano humano, seus ícones foram esteticamentebaseados em objetos de um escritório: a área de trabalho (desktop) comporta-se como uma mesa de trabalho e nela o usuário tem acesso a pastas virtuais que ao serem “abertas”, conterão arquivos ou outras pastas. As janelas dos programas e aplicativos atuam como “folhas” em cima da “mesa”, e o usuário pode ter diversas janelas abertas em sua área de trabalho, mas aquela em que ele está trabalhando no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interfaces gráficas (GUI)
  • Interfaces gráficas (GUI)
  • SO: Tipos Interfaces com o usuário: texto e gráfica
  • Interface com o usuario
  • Interface Grafica
  • Interface Gráfica
  • INTERFACE COM O USUARIO
  • interface grafica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!