Guerrilha do araguaia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Contextualizada após o golpe militar de 1964;
A Guerrilha do Araguaia foi concebida durante os momentos de constante tensão da ditadura cruel imposta em 1964.
* Frente Ampla (1967): JuscelinoKubitschek, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, João Goulart e Leonel Brizola; Luta Política
Costa e Silva, em seu governo, permitiu a manifestação da oposição, denominada Frente Ampla, composta por ..., que depois deu origem ao PCB, Com intuito de restaurar o poder civil no Brasil, mas lutando por meio da política, sem planos de luta armada.
* PCdoB: Estudantes e lideranças operárias: Lutaarmada
Partido Comunista do Brasil(PCdoB), uma dissidência armada do Partido Comunista Brasileiro(PCB), tinha por objetivo provocar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseada nasexperiências vitoriosas da Revolução cubana e da Revolução Chinesa. A grande maioria dos combatentes era formada principalmente por ex-estudantes universitários, lideranças operárias e profissionaisliberais.
* O assassinato do estudante Edson Luís de Lima ( 1968) ;
Edson Luís era um paraense de origem pobre, que foi concluir o ensino médio no RJ. No dia 28 de março de 1968, ele outrosestudantes prepararam uma passeata relâmpago para protestar contra o aumento do preço da comida do restaurante Calabouço, onde funcionava a instituição que ele estudava. Quando a policia chegou ao local dapasseata, eles se abrigaram dentro do restaurante e começaram se defender, atirando pedras, o que não impediu a invasão do local pelos policiais, e a morte de Edson Luiz, que recebeu um tiro a queimaroupa. Como se não bastasse, ao final da missa de sétimo dia, as pessoas foram atacadas pelos militares, que os esperavam na saída. Edson foi o primeiro estudante assassinado pela ditadura e sua morteprovocou inúmeras mobilizações pelo país
* Greve de trabalhadores em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro;
No dia 28 de junho de 1968, milhares de trabalhadores, estudantes, artistas,...
tracking img