Guerras espaciais: informe de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO TEXTO “GUERRAS ESPACIAIS: INFORME DE CARREIRA”

“O grande historiador social social Witold Kula demonstrou de forma mais integral [...] o corpo humano era [...] a medida de todas ascoisas. Em toda a sua história [...] o homem mediu o mundo com o seu corpo. “ (p.34)
“[...]uma maneira de contornar e neutralizar o impacto de variedade e da contingência [...] foi encontrada naimposição de medidas padrão, obrigatórias, de distanciam superfície, volume, ao mesmo tempo que eram proibidas outras medidas locais, baseadas no grupo ou no indivíduo.” (p. 35)
“Enquanto as medidasforam antropomórficas, tendo como pontos de referência práticas locais variadas e mutuamente descoordenadas, serviram `’as comunidades humanas de escudo para se protegerem da curiosidade e intençõeshostis dos intrusos e, acima de tudo, das imposições de intrusos com poderes superiores.” (p. 36)
“Não admira que a legibilidade do espaço, sua transparência, tenha se transformado num dos maioresdesafios da batalha do Estado moderno pela soberania de seus poderes.” (p. 37)
“A modernização dos arranjos sociais promovidos pelas práticas dos poderes modernos visava ao estabelecimento e perpetuação docontrole assim entendido”. (p. 37)
“Um aspecto decisivo do processo modernizador foi [...] a prolongada guerra travada em nome da reorganização do espaço.” (p. 37)
“O objetivo esquivo da modernaguerra pelo espaço era a subordinação do espaço social a um e apenas um mapa oficialmente aprovado e apoiado pelo Estado” (p. 38)
“A estrutura espacial que surgiria no final dessa guerra pelo espaçodeveria ser perfeitamente legível para o poder estatal e seus agentes, ao mesmo tempo que absolutamente imune ao processamento semântico por seus usuários ou vítimas” (p. 38)
“[...] o que decidiria iarranjo espacial das coisas não seriam as qualidades do observador mas a localização inteiramente quantificável do ponto de observação, a localização situável num espaço abstrato e vazio, livre do...
tracking img