Guerras das coreias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Coreia do Norte afirma estar em 'estado de guerra' com Coreia do Sul
Anúncio é assinado por todas as instituições do governo norte-coreano.
Retórica de guerra entre rivais vem aumentando nasúltimas semanas.
Do G1, em São Paulo



941 comentários


Militares norte-coreanos participam nesta sexta-feira (29), na capital Pyongyang, de manifestação de apoio ao governo e a favor do ataqueaos rivais Coreia do Sul e EUa (Foto: AP)

A Coreia do Norte afirmou neste sábado (30) que está em "estado de guerra" com a Coreia do Sul, informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.Segundo comunicado, quaisquer questões entre os dois países serão tratadas sobre esta base.
A retórica belicosa da Coreia do Norte contra a rival e vizinha Coreia do Sul e contra os EUA, aliadossul-coreanos, vinha aumentando ao longo das últimas semanas, após a ONU ter decidido, em 7 de março, impor novas sanções internacionais ao regime norte-coreano, em represália ao terceiro teste nuclearfeito pelo país comunista, em fevereiro.
saiba mais
Leia mais notícias sobre a Coreia do Norte
"A partir de agora, as relações Norte-Sul estão entrando no estado de guerra e todas as questõeslevantadas entre o Norte e o Sul vão ser tratadas sob o protocolo da guerra", diz comunicado norte-coreano deste sábado, assinado conjuntamente por todas as instituições e órgãos do fechado governonorte-coreano.
"A situação que prevalece há muito tempo, segundo a qual a Península Coreana não está nem em guerra, nem em paz, terminou", diz o comunicado.
O texto também adverte que qualquer provocaçãomilitar próximo às fronteiras terrestres ou marítimas das Coreias acarretaria "um conflito em grande escala e uma guerra nuclear".
Armistício
Tecnicamente, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte estão emguerra desde 1953, porque o conflito entre os dois países, entre 1950 e 53, foi encerrado com um armistício, e não com um tratado de paz.
Apesar do comunicado norte-coreano deste sábado (pelo...
tracking img