Guerras civis: recursos naturais serra leoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerras Civis: Recursos Naturais
Serra Leoa

Prof: Demetrius - Relações Internacionais - 5ª Etapa - Projetos

Mitri Benassi - Rafael Scartoni e Ygor Pradella




Abstract

Civil War: Natural Resources and the case of Sierra Leone.

This article discusses how ethnic and social conflicts negatively in these case conflict for natural resources affectshuman rights and affects an country, and how international intervention for these acts in defense to protect these exploration from rebellion groups are ineffective. We thus compare the structure by which ethnic and social conflicts are triggered and an ideal scenario in which the state is incapable of guaranteeing human rights, in keeping with the United Nations perspective. While identifying thepoints at penalties are giving to the these exploration politics, through the foundations of human rights, we analyze possibilities for peacemaking in these natural resources areas, and how to raise the issue the basic condition to stop the blood diamonds smuggling. Finally, we argue that although human rights have gained relevance in the post-Cold War period, they do not constitute a cohesive setof objectives to prevent smuggling diamonds and to avoid big corporative companies to buy these illegal diamonds. Therefore, in order to understand the selectiveness behind interventions, we conclude that it is essential to consider other interests as Economics and Social.

Keywords: Civil War; Sierra Leoa; Natural Resources.









Resumo

Guerra Civil: Recursos Naturais e ocaso de Serra Leoa.

Este artigo discute como conflitos étnicos e sociais se tornam negativos, nestes casos conflitos por recursos naturais, os quais afetam os direitos humanos e acaba afetando um país, bem como uma intervenção internacional para esses atos em defesa de proteger o país contra grupos guerrilheiros de exploração são ineficazes. Estamos portanto, comparando a estrutura porconflitos étnicos e sociais que são acionados em um cenário de guerra, em que o Estado é incapaz de garantir os direitos humanos, em consonância com as perspectivas das Nações Unidas. Embora identificando os pontos de penalidades que dão à exploração política, através das bases dos direitos humanos, analisamos as possibilidades de pacificação dos recursos naturais nestas áreas, bem como a levantamos aquestão da condição básica para parar o a exploração ilegal dos diamantes de sangue. Finalmente, argumentamos que, embora os direitos humanos ganharam importância no período pós-Guerra Fria, não constituem um conjunto coerente de objetivos para impedir o contrabando de diamantes e as grandes corporações, afim de impedir a comprar destes diamantes ilegais e revenda no mercado luxuoso, o quecontribui pra a manutenção do conflito em países como Serra Leoa, e mantém a instauração de um governo ilegítimo. Portanto, a fim de compreender a seletividade atrás de intervenções, chegamos à conclusão de que é essencial a considerar outros interesses como Econômicos e Sociais, para a estabilidade destes estados fracos.

Palavras-chaves:Guerra Civil; Serra Leoa; Recursos Naturais.




IntroduçãoA ligação entre os diamantes de sangue e o conflito armado em Serra Leoa é óbvia, e foi demonstrada, investigada e lamentada por humanitários, jornalistas, políticos e líderes da indústria de diamantes em todo o mundo.

Porém neste contexto o que não se mostra óbvio, e muito pelo contrário, ocorre de forma muito obscura, é a complexa relação entre os sistemas de financiamento deexploração, a intermediação de negociações e a administração dos recursos vindos desta importante fonte de renda do país. E alem disso é a relação, que muitas vezes faz ocorrer de forma repentina, tanto a pobreza, quanto as riquezas espetaculares e muito misteriosas que os diamantes trazem.

Contudo os diamantes apenas têm facilitado o conflito armado do país e não tem sido o principal...
tracking img