Guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo III
A GEOPOLÍTICA NO PÓS-GUERRA I
A Guerra Fria
"Guerra improvável, paz impossível." Assim o intelectual francês Raymond Aron (1905-1983) definiu a Guerra Fria. Dada a capacidade bélica dos dois países - Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) -, uma guerra efetiva nunca aconteceria, mas o clima de tensão permanente, típico dos conflitos armados, continuaria enquanto asposições políticas não fossem alteradas. Foi o que ocorreu com a URSS nos anos 1980.
O Bloqueio de Berlim
Um dos primeiros momentos de tensão da Guerra Fria foi o Bloqueio de Berlim (1948-1949), quando os soviéticos fecharam as rotas terrestres que levavam suprimentos à porção ocidental (capitalista) da cidade de Berlim. Por via aérea, os aliados minaram o bloqueio, que logo se desfez.
O período daGuerra Fria é compreendido entre os anos de 1945 e 1991. Seus marcos são o término da Segunda Guerra Mundial e a dissolução da URSS. Com o término da Guerra Fria, estabeleceu-se a idéia de uma nova ordem mundial. A vigência da Guerra Fria seria, portanto, a velha ordem mundial.

A formação da bipolaridade
As raízes do processo que culminou com a Guerra Fria são anteriores ao desfecho da SegundaGuerra Mundial. Com o vácuo de poder deixado por França e Inglaterra, fortemente afetadas pelo conflito mundial, consolidou-se a posição dos EUA e da URSS, as duas potências vencedoras da Segunda Guerra,
Nas conferências de Yalta e Potsdam, ao final da guerra, os limites da bipolarização (divisão do mundo em dois blocos antagônicos, o socialista e o capitalista) foram esboçados, pois ali já secogitava a questão da divisão da Europa em áreas de influência soviética e estadunidense. Apontava-se uma situação de conflito nos campos ideológico, econômico e político, assim como nas dimensões militar e estratégica.
Após os julgamentos e Nuremberg (entre 1945 e 1946), em que a culpa pelos conflitos da Segunda Guerra Mundial foi atribuída aos alemães, mundo assistiu à formação de dois blocosde países com sistemas políticos e econômicos diferentes, que disputariam a supremacia em nível global.
De um lado estavam os EUA, cujo território saíra praticamente ileso da Segunda Guerra Mundial, com uma economia em franca produção - graças ao esforço de guerra e à força política de quem entrou no conflito para apoiar os Aliados (franceses, ingleses e soviéticos). Do outro, a URSS, tambémvencedora, mas com um saldo muito amargo. Os soviéticos enfrentaram e derrotaram o exército alemão em seu território, fazendo-o recuar às fronteiras germânicas. O preço da vitória militar foi um rastro de destruição nas cidades e nas indústrias soviéticas. Os campos foram bombardeados, o que levou à queda das safras. As perdas humanas foram imensas: estima-se que mais de 20 milhões de soviéticosperderam a vida (a maioria civis), enquanto outros milhares ficaram feridos, mutilados ou inválidos.
Com esse histórico, EUA e URSS iniciaram um processo de consolidação e difusão de seus regimes e ideologias para outras partes do globo. O restante dos países do mundo, sob influência de cada um deles, se alinharia em dois blocos.

A cortina de ferro
Após a Segunda Guerra Mundial, o governo dosEUA criou o Plano Marshall, conjunto de medidas de ajuda econômica para que os países europeus pudessem reconstruir seus territórios. No âmbito político-militar, sob a liderança dos EUA, foi fundada, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), cujo objetivo era proteger os países aliados e capitalistas.
A resposta soviética foi a constituição de organizações semelhantes, como oConselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon) e o Pacto de Varsóvia (1955), uma aliança militar de defesa e ajuda mútua um caso de ataque estadunidense a um dos países do bloco socialista.
A fronteira entre os países socialistas e capitalistas, tão bem definida pelas alianças militares, constituía o que veio a ser chamada de cortina de ferro: os países do Leste europeu localizados na...
tracking img