Guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A luta de classes na Europa do século XIX

A palavra liberalismo surgiu após a Revolução Francesa para designar um conjunto de doutrinas e ideias políticas e econômicas que defendiam os conceitos de liberdade e autonomia individual. Como teoria, porém, as origens do pensamento liberal estão na obra de John Locke (1632-1704), filósofo e cientista político intimamente ligado à Revolução Gloriosade 1688-1689 na Inglaterra. Na França, seu ponto de partida foram as reflexões de Montesquieu e dos pensadores iluministas sobre o Estado e os direitos naturais.
John Locke e os iluministas acreditavam que a liberdade consiste em um direito natural, inerente a todos os seres humanos desde o nascimento. A função do Estado seria defender e proteger essa liberdade, assim como outros direitos inatosao ser humano, entre os quais o de propriedade, o de consciência e o de livre manifestação do pensamento. Esses princípios formaram a base do liberalismo político onde quer que ele tenha se manifestado.

1. Liberalismo e democracia
Embora atualmente seja confundido com a noção de democracia, o liberalismo não era, no início, uma teoria de caráter democrático. A democracia é uma forma deorganização política da sociedade baseada no princípio da participação da maioria e da igualdade. Esse princípio se manifesta, entre outros temas, no sufrágio universal — no direito de voto atribuído a todas as pessoas — e determina que todos sejam considerados iguais perante a lei e tenham as mesmas oportunidades, sem privilégios de nascimento, etnia, sexo, credo religioso etc.
Já o liberalismo éuma teoria da liberdade política e econômica. Em suas origens, pregava a plena realização da liberdade de mercado, o Estado de direito — ou seja, o Estado regido por uma Constituição livremente votada pelos representantes ou integrantes da nação — e a divisão de poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Em um ponto fundamental, os liberais do século XVIII e do começo do século XIXdivergiam dos que lutavam pela democracia na questão do voto. Enquanto os democratas propunham o sufrágio universal masculino (poucas pessoas lutavam pelo voto feminino nessa época), os liberais se satisfaziam com o voto censitário, isto é, o sufrágio limitado apenas aos que comprovavam certa renda mínima. O voto censitário, na verdade, excluía da participação política os trabalhadores e outrosgrupos sociais que, juntos, formavam a maioria da população em todos os países europeus.

O caso da Inglaterra
Podemos ilustrar a diferença entre o movimento liberal e o movimento democrático com exemplos da vida política da Inglaterra na primeira metade do século XIX. Nesse país, a burguesia, com o apoio da maioria da população, exigia uma reforma que ampliasse o direito de voto. Num primeiromomento, a pressão deu certo e, em 1832, foi aprovada a reforma eleitoral que reduziu a renda mínima fixada para o eleitor participar da votação (voto censitário), delegando à burguesia o controle do Parlamento e, portanto, do governo inglês.
Para a burguesia, a luta estava encerrada, porém a maioria da população, formada pelos trabalhadores, continuava excluída do direito de voto. Em 1838, ostrabalhadores ingleses lançaram um documento intitulado Carta do povo, no qual reivindicavam o sufrágio universal, a apuração secreta dos votos e a renovação anual do Parlamento. O documento deu origem ao Cartismo, movimento de massa que apoiava essas exigências em greves gerais, petições e manifestações de rua. Embora tenha declinado em 1848, o Cartismo teve importância decisiva na ampliação dosdireitos democráticos e na formação de um novo conceito de cidadania na Inglaterra. Quase vinte anos depois do movimento, em 1867, o sufrágio universal masculino finalmente foi conquistado na Inglaterra, mas as mulheres só começaram a votar bem mais tarde, em julho de 1928.

O liberalismo econômico
Na área da economia, os pensadores liberais argumentavam que a única forma de se alcançar o bem-estar...
tracking img