guerra e paz

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
O livro relata a historia de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade, órgão que cuida da informação pública do governo. Onde tinha estas letras colocadas na fachada, os três lemas do partido: GUERRA É PAZ. LIBERDADE É ESCRAVIDÃO. IGNORANCIA É FORÇA. No qual sua função era falsificar os registros históricos. Ele questionava a opressão que o partido exercianos cidadãos, e se alguém pensasse diferente cometia um crimidéia, era preso pela Policia do Pensamento e desapareciam, as prisões eram sempre durante o período da noite. Winston Smith e todos os outros sabiam que qualquer atitude suspeita poderia significar seu fim. Os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento se alguém cometesse crimidéia.
Sempre tinha os dois minutosde adoração, chamado os dois minutos de ódio, não eram obrigados, os cidadãos paravam o trabalho por dois minutos e se dedicavam a atacar histericamente, Emmanuel Goldstein que era o inimigo do povo, e em seguida adoravam a figura do grande irmão, embora ninguém visto como pessoa.
Ao passar dos dias, Winston repara uma mulher no qual ele antipatizava, alias ele antipatizava com todas asmulheres principalmente as moças e bonitas, outra pessoa que ele tinha uma atração era um membro do Partido Interno, chamado O'Brien apesar de sua aparência de terror tinha atitudes notáveis. A esposa de Winston seguia as determinações que o sexo deveria ser apenas para geração de novos cidadãos, mas tinha se separado. O sexo como prazer era crime, as normas do partido deixavam bem claro queprincipalmente pessoas do sexo oposto não deveriam se comunicar a não ser a respeito do trabalho. Todas as crianças deveriam nascer por inseminação artificial. O partido procurava matar o instinto sexual. Winston ao se deparar com uma bela mulher lembrou-se da última vez que fez sexo. Havia três anos e foi com uma prostituta, se fosse visto não era caso de vida ou morte apenas poderia significar cinco anosem um acompanhamento de trabalhos forçados, por isso que arriscava.
Winston expressava sempre seus sentimentos atualizando seu diário, que comprou num antiquário no bairro proletariado, onde não era bem visto que membros do Partido frequentassem este bairro, dizia-se que os membros do partido não deveriam entrar em lojas comuns, mas não era bem obedecido, pois vendia várias outras coisas. Semprese perguntava para quem estaria escrevendo, para o futuro? Para o passado? Usando sempre um canto do apartamento que não era visto pela teletela. A teletela era como um televisor, que tanto ouvia como também era visto, um dispositivo através do qual o Estado vigiava cada cidadão. Ela recebia e transmitia simultaneamente. Sempre se dizia o grande irmão está de olho em você, pelas teletelas, queestão espalhadas nos lugares públicos e ate nos lugares íntimos das casas também. Ao sair do antiquário, vê uma mulher e desconfia que ela seja uma espiã da Polícia do Pensamento. No dia seguinte, a encontra no Ministério da Verdade, o que aumenta o seu medo em ser denunciado. Ao passar por ele, ela simula uma queda para desviar a atenção das teletelas, e lhe entregar um bilhete escrito: "Eu te amo". Opartido deixava claro que membros do Partido, principalmente dos sexos opostos, não deviam se comunicar a não ser a respeito de trabalho. Passaram-se semanas para conseguirem marcar um encontro em um lugar secreto, onde não pudessem ser ouvidos nem vistos. Só descobre seu nome após dar-lhe um beijo, Júlia confessa que ficou atraída por Winston pelo seu rosto que parecia ir contra o partido. Paracontinuar seu romance com Júlia, Winston alugou um quarto do antiquário.
O'Brien, percebe também que Winston era diferente dos outros. Ele o convida, para despistar as teletelas, a ir ao seu apartamento ver a nova edição do dicionário de novilíngua. O convite de O'Brien era incomum e fez Winston se animar. Pegou o livro, começou a ler, enquanto Júlia não demonstrava o mesmo interesse, e dizia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da paz a Guerra
  • Guerra e Paz
  • Paz e Guerra
  • Guerra e Paz
  • Guerra e Paz
  • Guerra e paz
  • Guerra e paz no oriente médio
  • POEMA GUERRA E PAZ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!