Guerra virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GUERRA VIRTUAL

Carlos Souza de Jesus





Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina Ciberativismo –.



































Salvador
Outubro de 2011

 
 
 
Introdução

A internet, ou rede mundial de computadores nasceu em 1960, no período da Guerra Fria, quando osEstados Unidos e a União Soviética, disputavam a influência e o controle do mundo. Criada com objetivos militares, pelas forças armadas norte-americanas, a internet visava manter as comunicações em caso de ataque russo, que pudessem destruir os meios convencionais de transmissão de informações.
A princípio, a ARPANET criou a ARPA, sigla em inglês de Advanced Research Projects Agency - Agência dePesquisas em Projetos Avançados. A agência trabalhava com um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que funcionava através de transmissão de dados em rede de computadores, de maneira que as informações são repartidas em diversas partes, levando os dados ao endereço do destinatário e as informações se completariam ao chegar ao seu destino final, completando assim, a mensagem original.Para o bem da humanidade, o ataque russo não ocorreu e o que foi pensado para ser utilizado como instrumento de guerra, se tornou na grande invenção de comunicação do século passado, que mais a frente convergiria todos os outros meios de comunicação: jornal, rádio, televisão, telefone, etc.
Em 29 de outubro de 1969, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, o estudante decomputação Charley Kline e seu mestre Leonard Kleinrock desejavam enviar a palavra "login" de seu computador para o do Instituto de Pesquisa de Stanford, porém, durante a emissão, a internet caiu e eles só conseguiram enviar as letras “lo”. Uma hora depois, o problema foi resolvido, e então, conseguiram enviar a palavra completa. Estava dada a largada, da invenção que se tornaria a rede que ligaria todos ospovos da terra: a internet.
Nas décadas seguintes de 1970 e 1980, a rede mundial de computadores além dos fins militares, também passou a ser utilizada como instrumento de comunicação nas universidades, principalmente as dos Estados Unidos da América, local de origem da internet. Nessa época, professores e estudantes trocavam informações, através da nova forma de comunicação, que no iníciodo século XXI se transformaria em uma das maiores descobertas que a humidade encontrou para diminuir as distâncias, por meio da comunicação virtual e de um novo mundo paralelo ao real.
O cientista Tim Berners-Lee, do CERN – Organização Europeia para a Investigação Nuclear, na Suíça, desenvolveu a em 1992 a World Wide Web - a Rede de alcance mundial em português ("WWW" ou simplesmente"Web"). A World Wide Web (WWW) tem como missão permitir que todas as ligações possam ser feitas com qualquer informação, não importando onde a mesma se encontre, visando permitir que todos possam trocar informações, notícias, imagens e documentos em geral.
No Brasil, os primeiros passos da Internet surgiram a partir de 1988 e uniam universidades brasileiras a instituições Americanas. No mesmoano, o  Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase começou a testar o AlterNex, o primeiro serviço brasileiro de Internet não acadêmica e não-governamental. No início, o AlterNex era reservado apenas aos membros do Ibase e associados e só no ano de 1992 foi disponibilizado para o público. Por volta de 1997, começa uma nova fase na Internet brasileira, com o crescente acesso a redee a necessidade de uma infraestrutura mais rápida e segura levou a investimentos em novas tecnologias.
Atualmente, segundo o F/Nazca, o Brasil tem 81,3 milhões de internautas (a partir de 12 anos). Já o Ibope/Nielsen, diz que somos 78 milhões (a partir de 16 anos - setembro/2011). O principal local de acesso, conforme a pesquisa é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da...
tracking img