Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GUERRA FRIA

Geografia

SP

Maio – 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................... 01

A GUERRA FRIA............................................ 02

MODELO CAPITALISTA................................ 02

MODELO SOCIALISTA ................................. 02 e 03

CORRIDAS..................................................... 03 e 04

CAÇA ASBRUXAS......................................... 04
CORTINA DE FERRO..................................... 04
PLANO MARSHALL E COMECON................. 05
P ÁCTO DE VARSÓVIA ................................. 05
ENVOLVIMENTOS INDIRETOS..................... 05 e 06
FIM DA GUERRA FRIA.................................... 06
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...................... 07

INTRODUÇÃO

Guerra fria é onome dado a certo período histórico que houve conflitos indiretos entre os Estados Unidos da America (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), essa guerra começa após a segunda Guerra Mundial e se estende até 1990.

Essas duas superpotências disputavam a hegemonia política, econômica e militar no mundo, tendo como modelo capitalista (EUA) e socialista (URSS) que tinham idéiascompletamente opostas.

Elas se envolveram em corridas, como espacial e armamentista, com objetivo de mostrar para o mundo qual modelo era melhor.

01

A GUERRA FRIA

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial. De 1949 a 1990.

Bernard Baruch iventou o termo Guerra Fria em 1947 que definia a tensão existente entre EUA e URSS. (disputas e conflitos indiretos)

Échamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, mas o mundo temia um novo conflito mundial por serem duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares.

MODELO CAPITALISTA

As pessoas,Individualmente ou reunidas em sociedade,são donas dos meios de produção. 

A transformação das força de trabalho em mercadoria. Trabalhar muito para ganhar um salário, que talvez não seja tãobom.

A acumulação do capital . Em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço possível.

Para diminuir os custos, procura pagar o mínimo possível pelas matérias-primas, salários e outros meios de produção. 

A definição de preços é feita pelo mercado, com base na disputa de interesses entre quem quer comprar e quem quer vender produtos e serviços.A concorrência, que é a competição na venda dos bens e serviços.

MODELO SOCIALISTA

Todas as formas produtivas passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.

02

Não existem classes, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades.

Todo controle dos setores econômicos édirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, os salários, regulando o mercado como um todo.

Pregava uma sociedade sem distinção e igualitária, que acabava com o capitalismo

CORRIDAS

ESPACIAL

EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para omundo qual era o sistema mais avançado.
Os pioneiros na corrida espacial foram os soviéticos, quando em 1957, colocaram em órbita o primeiro satélite artificial, o Sputnik I. O Sputnik II, levou ao espaço, o primeiro ser vivo, a cadela Laika.   A bordo da nave Vostok I, o soviético Yuri Gagárin, foi o primeiro homem a viajar ao espaço, em 12 de abril de 1961.
Doze anos depois, em 20 de julho de1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do norte-americano Neil Armstrong, comandando a Apollo 11, tornando-se o primeiro homem a pisar na Lua.

ARMAMENTISTA
A chamada Paz Armada onde as duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados.
03

Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as...
tracking img