Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice



Introdução………………………………………………………………………………………………………………….3

Desenvolvimento:

Bloqueio de Berlim…………………………………………………………………..................................4
Guerra da Coreia………………………………………………………………………………………………….5
Guerra da Indochina……………………………………………….........................................6
Crise deCuba.................................................................................................7

Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………….8

Bibliografia……………………………………………………………………………......................................9





Introdução

Este trabalho é realizado para a disciplina de História cujo tema é a Guerra Fria. Este trabalho foi escolhido devido a ser um tema tratado nas aulas onde pretendendoconhecer um pouco mais acerca deste assunto. Para isso farei uma pequena contextualização da Guerra Fria.
A Guerra Fria é o período de antagonismo e grande tensão entre os EUA e a URSS, após a Segunda Guerra Mundial. Nunca existiu um confronto directo entre as duas potências, mas a corrida ao armamento, nomeadamente nuclear, e o apoio a conflitos localizados por ambos os países provocaramum clima de receio de uma nova guerra mundial.
Assim a Guerra Fria foi constituída por quatro episódios principais: o bloqueio de Berlim, a guerra da Coreia, a guerra da Indochina e a crise de Cuba.
Foram estes os acontecimentos que deram origem à Guerra Fria, uma Guerra violenta.





Bloqueio de Berlim

O Bloqueio de Berlim, de 24 de Junho de1948 a 11 de Maio de 1949, desencadeou-se quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário à cidade de Berlim Ocidental.
No final da Segunda Guerra Mundial, as tropas Soviéticas e ocidentais encontravam-se espalhadas pela Europa, formando uma linha divisória no centro do continente.
Os aliados, na conferência de Potsdam, acordaram dividir a Alemanha derrotada emquatro zonas de ocupação, o que também se aplicou a Berlim. Como Berlim tinha ficado no centro da zona de ocupação soviética da Alemanha, as zonas americanas, francesas e britânicas ficaram rodeados pelo exército vermelho.
Esta situação viria a ser um ponto focal das tensões que levaram à dissolução da aliança formada na Segunda Guerra.
A crise arrefeceu ao ficar claro que aURSS não agiria para impedir a ponte aérea dos alimentos e outros géneros organizada e operada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França.
A URSS encerrou o bloqueio às 00h01 do dia 12 de Maio de 1949.






Guerra da Coreia


A Guerra da Coreia era liderada por Kim Il-Sung, que tentou submeter a Coreia do Sul ao seu regime socialista de partido único.
Esta Guerra tratou-se,no fundo, de um confronto indirecto entre as grandes potências que dominavam a política internacional durante a Guerra Fria.
Em 1950, a Coreia do Norte e a União Soviética planearam e executaram um ataque à Coreia do Sul. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas reuniu-se de emergência para aprovar uma resolução, onde a Coreia do Norte era considerada a agressora.
Assim, opresidente norte-americano Harry Truman decidiu declarar guerra à Coreia do Norte e prestou assistência militar à Coreia do Sul, ficando a Coreia do Norte aliada das forças da China.
Foram lançadas bombas norte-americanas que destruíram por completo a Coreia do Norte e também danificou gravemente o aparelho produtivo da Coreia do Sul. Estima-se que tenham perdido a vida cerca de três milhões depessoas e a fuga de milhares de cidadãos coreanos que se tornaram refugiados noutros países.
O armistício teve lugar em 1953, dando-se então o reconhecimento das fronteiras entre as duas Coreias, seguido do repatriamento dos prisioneiros.
Esta guerra foi travada entre 1950 e 1953 entre a Coreia do Norte e do Sul.




Guerra da Indochina

A Guerra da Indochina foi travada entre 1946 e...
tracking img